A Petrobras suspendeu a prestação de serviços de suporte à empresa Paraná Xisto, que adquiriu a SIX em novembro do ano passado, em São Mateus do Sul. A suspensão acontece desde segunda-feira, 10 de julho, e de acordo com nota da Petrobras enviada para a RDX, os motivos para essa ação é o não cumprimento de obrigações contratuais por parte da empresa compradora. As obrigações que não foram cumpridas não foram especificadas pela estatal.
A Petrobras informa que, “a prestação de serviços pela Petrobras seguirá suspensa até que se chegue a uma solução de comum acordo, com base nas tratativas que seguirão entre as partes.”
A estatal também diz que, “continuará adotando todas as medidas sob sua responsabilidade para garantir a máxima segurança das pessoas e das instalações nas quais atua em São Mateus do Sul.”
Já a Federação Única dos Petroleiros, a FUP, trata o caso como um ‘calote’, da empresa que adquiriu a SIX. Segundo eles, a inadimplência chega a um valor estimado em cerca de R$ 140 milhões. O valor é referente ao Suporte Temporário Administrativo e de Apoio Técnico à Operação da Refinaria (TSA).
De acordo com o advogado Angelo Remédio o cenário de quebra de contrato do grupo canadense “é mais uma base para agir juridicamente e reverter essa privatização”.
Já em nota oficial enviada para a RDX na manhã de terça-feira (11), a Paraná Xisto informou que a “empresa identificou a necessidade de notificar a Petrobras ao longo da relação contratual em razão de ajustes às divergências encontradas”.
Segundo a nota, “o impasse negocial instaurado culminou em nova rodada de negociações que estão em curso em paralelo às ações necessárias ao término da Parada de Manutenção de 2023.
Esperamos que os esclarecimentos apaziguem qualquer entendimento contrário do que realmente se trata: uma conciliação baseada em posicionamentos diferentes, mas com interesses convergentes de resolução. Na mesma direção, seguimos com o nosso compromisso com o desenvolvimento regional e em honrar os nossos contratos de forma justa.
A Paraná Xisto orgulha-se de ter estimulado a empregabilidade na cidade de São Mateus do Sul, além de movimentar a economia local, valorizando fornecedores da cidade. Em respeito aos nossos colaboradores, às suas famílias, aos nossos clientes, às comunidades em que atuamos, aos nossos parceiros e à sociedade em geral, manifestamos nosso engajamento com o desenvolvimento regional e do país, por meio de ações práticas, diálogo e transparência.
Dessa forma, repudiamos que qualquer distorção dos fatos seja usada para ferir e comprometer nossa imagem, dos nossos colaboradores e qualquer resultado positivo que buscamos gerar a partir das nossas atividades.”