16.8 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, março 29, 2024
InícioPublieditorialMatte Cultural promoverá festival 6º Sentido aberto gratuitamente para toda a comunidade,...

Matte Cultural promoverá festival 6º Sentido aberto gratuitamente para toda a comunidade, saiba mais

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

O Matte Cultural 6º sentido é um evento sensorial que explora a erva-mate com uma pegada de talk show para oferecer uma vivência ao público, sejam espectadores ou stakeholders, envolvidos de maneira presencial ou digital. A intenção é criar uma imersão aos visitantes, que podem escolher diferentes cenários e atrações para participar do evento.

O Matte Cultural escolheu um palco e plateia para apresentar cenas vivas regadas à ilex, com uma equipe única e muitos convidados.

O grande diferencial é que as cenas vividas no teatro serão gravadas e editadas em forma de web série, dividindo os quadros de maneira avulsa e sem ordem obrigatória para assistir aos conteúdos, que ficarão disponíveis no YouTube.

O evento vai ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2022 em São Mateus do Sul, com o objetivo de restaurar o conhecimento sobre a erva-mate no Paraná e conectá-la com o futuro.

A programação do evento contará com COQUETEL DE LANÇAMENTO, EXPOSIÇÃO, LOUNGE e CENAS AO VIVO.

O COQUETEL DE LANÇAMENTO do Matte Cultural 6º Sentido será realizado no dia 18 de agosto na Marina Barra do Iguaçu. O espaço está localizado na beira do Rio Iguaçu, o principal responsável pelo desenvolvimento econômico de São Mateus do Sul por conta do transporte da erva-mate. A Marina Barra do Iguaçu tem uma paisagem única para contar a história da erva-mate com apelo sensorial para transportar o público em uma viagem pelas águas do Rio que trouxe prosperidade à região.

O evento trará uma ambientação sensorial, um menu especial com petiscos e drinks à base de erva-mate com IG, um pocket show do Lonesome Captain (codinome do artista Ivan Halfon para seu show solo) e ocorrerá o lançamento do vídeo Matte Cultural com a Turnê Cyber Ilex, exposição que percorreu as cidades de Antonina, Rio Negro e São Mateus do Sul.

Já nos dias 19 e 20 de agosto os participantes poderão observar uma EXPOSIÇÃO SENSORIAL, que retrata a erva-mate enquanto patrimônio histórico material e imaterial, acompanhar as CENAS AO VIVO que envolverão convidados, artistas e os residentes do projeto, junto com uma banda formada especialmente para o evento – 4 Matte, para falar da erva-mate e degustar produtos regionais no LOUNGE que estará na área externa do teatro.

A intenção é adaptar e atualizar o conceito de Roda de Matte com um palco para interações e experiências. Os convidados poderão montar o seu mate enquanto participam dos quadros. Para isso serão disponibilizados diversos insumos em um balcão: erva-mate para chimarrão, chá e tereré.

As CENAS AO VIVO contemplarão três sessões: Nova onda, Mattinê e Rematte.

A NOVA ONDA dá nome à primeira noite e vai contar com ABERTURA SENSORIAL e com rodas de conversa com os seguintes quadros: 1) A Nova Onda do Matte – inovação, momento atual e potencialidades; 2) Avaliação Sensorial – oficina ; 3) fotografia – sessões Matte Cultural; e, 4) shows.

A sessão MATTINÊ vai compreender: 1) experimentações artísticas com erva-mate (oficina para crianças); 2) Roda de Matte Violado (com Conrado Severo); e, 3) modos de preparo com erva-mate, que será uma oficina para jovens e adultos.

O REMATTE vai contar com:

1) Jack Poético (da caá à cyber ilex);

2) Mulheres do Matte – quebrando o patriarcado;

3) Passagens Históricas;

4) Arte e Cultura;

5) Show.

Vale destacar que uma das intenções das CENAS AO VIVO é resgatar a Roda de Matte (cada um com sua cuia) enquanto as oficinas estão sendo realizadas aplicando boas práticas de manipulação que permitam manter a essência do ritual ao passo que maneiras modernas de preparo sejam contempladas.

O evento será gravado e transformado em websérie, um formato moderno de exibição de audiovisual que possibilita MATTErializar as cenas e disponibilizá-las digitalmente como um arquivo audiovisual para o público que não puder acompanhar o evento de forma presencial.

INGRESSOS

            O jantar de lançamento será um evento fechado, portanto, a entrada será permitida apenas com convite nominal. Já o evento dos dias 19 e 20 será gratuito e a inscrição deverá ser realizada antecipadamente pelo site Sympla.

PROGRAMAÇÃO

DIA 18 DE AGOSTO DE 2022 DAS 17h ÀS 23h – COQUETEL DE LANÇAMENTO

Marina Barra do Iguaçu – BR-476, KM 283 – Colônia Iguaçu, São Mateus do Sul – PR.

DIA 19 DE AGOSTO DE 2022

Teatro CEPE – R. Manoel Cunha Bitencourt – Vila Canoas, São Mateus do Sul – PR.

HORÁRIOATIVIDADE
18hExposição Sensorial / Lounge
19hAbertura do evento – IMPACTO SENSORIAL / show 4 Matte (início da gravação)
19h10A Nova Onda do Matte Ana Claudia Zampier – Eng. Florestal Flávia Schiochet  – Jornalista Ives Goulart – Eng. Agrônomo Luiz Mileck – Food Designer Ricardo Gomes Luiz – Pesquisador UTFPR    
20h20Música
20h40Avaliação Sensorial Chimatearia Flávia Schiochet
21h00Matte Break – intervalo
21h30Fotografia – Sessões Fotográficas Christian Schönhofen – fotógrafo Angela Zampier) – coordenadora cultural
21h50Manejo e Colheita da Erva-Mate (sob um olhar cultural) agricultores convidados
22h30Show Motorsamas

PROGRAMAÇÃO

DIA 20 DE AGOSTO DE 2022

Teatro CEPE – R. Manoel Cunha Bitencourt – Vila Canoas, São Mateus do Sul – PR.

HORÁRIOATIVIDADE
14hMattinê 1 – Experimentações Artísticas com a Erva-Mate Vivian Marques – educadora
15h30Mattinê 2 – Modos de Preparo e Estilos de Matte André Zampier – idealizador do Matte Cultural Conrado Severo – artista do matte
16h30Matte Break – intervalo
18h00Jack Poético – da caá à cyber ilex Jack Holmer – artista Claudia Parellada – historiadora Fábio Chedid – curador do projeto
19h15Mulheres do Matte – quebrando o patriarcado Ana Claudia Zampier – produtora de erva-mate e engenheira florestal Ana Tereza Bigaton – produtora de erva-mate e guardiã da floresta Angela Zampier – produtora de erva-mate e restauradora de obras de arte Eva Blaszczyk – produtora de erva-mate e turismóloga Adriana – produtora de cosméticos com erva-mate
20h30Passagens Históricas e Curiosidades Hilda Dalcomuni – historiadora José Fernandes – historiador Matte Cultural    
21h30Arte e Cultura – bate papo com artistas Welington Lima Harry Crowl Osvalter Urbinati Migue Monti
22h15Encerramento – brinde com erva-mate

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas