O vapor Pery, monumento histórico de São Mateus do Sul, quase foi destruído na quarta-feira (11), após o início de um incêndio criminoso no local. Segundo informações apuradas pela RDX, os Bombeiros foram acionados por volta das 17h25 para o combate às chamas. (VEJA ABAIXO)
“O solicitante da ocorrência disse que visualizou um carrinheiro ateando fogo. Quando a equipe chegou no local não havia ninguém, realizamos o combate, teve pouco dano, o fogo estava na parte superior da embarcação”, informou Mariana Rozentalski, Tenente do Corpo de Bombeiros.
Informações repassadas pelo departamento de cultura, é possível identificar marcas do incêndio na parte superior do vapor. Não é a primeira vez que o Pery é alvo de vandalismo. Em junho deste ano, pichações foram identificadas no local, que passou por pintura.
Quem presenciar qualquer ato de vandalismo em monumentos público, acione imetiatamente a Polícia Militar via 190.
VEJA O VÍDEO:
Sobre o vapor Pery
O vapor Pery foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico e disseminação da erva-mate em São Mateus do Sul.
A cidade já foi um um porto de extrema importância na época, onde era praticado o escoamento de madeira e principalmente da erva-mate.
Lançado às águas do Iguaçu em 1912, o Vapor Pery tinha a capacidade de carga de mais de 1.100 sacas de erva-mate.