Com as fortes chuvas dos últimos dias, moradores procuraram a reportagem da RDX questionando sobre como está a situação da barragem que agora está sob responsabilidade da empresa Paraná Xisto, que adquiriu a SIX-Petrobras.
De imediato a equipe enviou um comunicado para tranquilizar os moradores. Confira:
“Em virtude das fortes chuvas que assolam a cidade, a Paraná Xisto S.A. vem tranquilizar a população que a barragem de água, localizada nas imediações do Rio Canoas, não possui riscos de rompimento. A estrutura foi projetada para que resista adequadamente às condições climáticas muito mais severas do que as registradas neste momento, garantindo o máximo de segurança. Na verdade, a barragem evita maiores prejuízos provocados pelas chuvas, pois ela funciona como um amortecedor do fluxo das águas no rio.
O monitoramento de segurança de toda estrutura da barragem é contínuo e realizado por equipes especializadas, além do fato que passou por melhorias técnicas ao longo dos últimos anos. O funcionamento está devidamente licenciado conforme exigências da legislação, tendo sua manutenção e os resultados dos monitoramentos encaminhados aos órgãos de controle e fiscalização. Sendo assim, mesmo que houvesse a remota sinalização de risco eminente, o Plano de Segurança da Barragem seria prontamente acionado para que, em tempo hábil, a população pudesse ser comunicada e orientada em como proceder numa situação de contingência.
A empresa aproveita a oportunidade para informar que tem colocado suas equipes no apoio à defesa civil ao auxiliar as famílias moradoras às margens do Canoas que tem sofrido com o alto volume de chuva.”