15.4 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioBrasilPsicóloga de São Mateus do Sul trabalha com população afetada no Rio...

Psicóloga de São Mateus do Sul trabalha com população afetada no Rio Grande do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Fotos: Acervo Pessoal

Mais uma vez a psicóloga Marly Perrelli se disponibilizou para atuar em situações de emergência, dessa vez, o apoio foi dedicado aos moradores do Rio Grande do Sul. Ela faz parte da RAP, Rede de Apoio Psicossocial, em que ela e outros psicólogos atuam diretamente com a população afetada. Ela chegou no estado gaúcho na quinta-feira (9), e ficou na região de Lajeado.

Publicidade

“Nosso trabalho aqui está muito intenso, porque tem muita chuva ainda, aumentaram também alguns pontos de alagamentos. As pessoas que perderam suas casas, perderam seus bens, perderam vidas, né? O Rio levou muita coisa das pessoas, levou sonhos, levou projetos, levou tudo o que construíram“, compartilhou.

Segundo a psicóloga, o trabalho da equipe está concentrado no Parque dos Imigrantes, onde é o maior abrigo em Lajeado, e também no IML, que é onde recebem as pessoas que foram a óbito e as famílias vão fazer o reconhecimento.

“O trabalho dos psicólogos é acolher, apoiar naquele momento tão difícil de identificar as vítimas, de identificar seus familiares, poder fazer os rituais do luto, de poder dar um sentido e um significado a essa dor. Então o trabalho aqui está bastante intenso. É muito importante ter os profissionais da psicologia, os profissionais do cuidado, os profissionais que ajudam muitas pessoas a atravessar esse momento tão difícil e tão assustador“, pontuou.

As estruturas das cidades também foram danificadas, e a psicóloga acredita que o apoio de toda a população brasileira será a base para os moradores reestruturarem suas moradias e encontrarem uma esperança em meio a tudo isso.

“Nós acreditamos na força dos sobreviventes que eles possam ressignificar a vida deles e seguir em frente, reconstruindo, fazendo a vida que tenha um sentido e um significado”, finaliza.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas