18.6 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioPolíticaMorre o ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho

Morre o ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Wosgrau estava internado desde 7 de junho no Hospital Geral Unimed, vítima de complicações relacionadas à covid-19

Faleceu nessa terça-feira (13) o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, aos 73 anos. Ele estava internado desde 7 de junho no Hospital Geral Unimed, vítima de complicações relacionadas à covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeita Elizabeth Schmidt, que irá declarar luto oficial. A notícia repercutiu nas redes sociais e foi comentada por várias lideranças políticas.

Pedro Wosgrau Filho foi o primeiro, e até hoje único, prefeito da história de Ponta Grossa a ser eleito e cumprir três mandatos. O engenheiro civil administrou o município entre 1989 e 1992. Depois retornou eleito em 2005. Foi reeleito e permaneceu no governo municipal até o final de 2012, quando Marcelo Rangel assumiu a prefeitura.

Em seu primeiro mandato, uma de suas ações mais polêmicas foi a retirada dos trilhos de trem que cruzavam o Centro. Também foi a retirada dos elementos relacionados à ferrovia que permitiu, em 1990, a realização da primeira edição da Festa Nacional do Chope Escuro – A Münchenfest. Nos tradicionais desfiles de abertura, ele e a esposa Maria Izabel Wosgrau costumavam vestir roupas que referenciavam a festa alemã. A imagem do prefeito vestido de verde e branco e com suspensórios já era aguardada anualmente.

Obras

No segundo e terceiro mandato, Wosgrau ergueu o Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi – conhecido como “Ginásio dos Deficientes”, os novos prédios da Biblioteca Pública e do Conservatório Musical, além da Arena Poliesportiva e da UPA Santa Paula. Recebeu muitas críticas devido às inaugurações terem ocorrido antes do término das obras ou do pleno funcionamento das instalações.

Também instalou a primeira pista de caminhada a se popularizar na cidade: aquela que contorna o Parque Ambiental, o que acabou alavancando o uso do espaço de lazer pela população, mostrando a necessidade que o município tinha de novos locais parecidos.

Pouca mídia

Pouco midiático, Wosgrau nunca chegou a ter Facebook, o que rendeu até uma nota da assessoria de imprensa da prefeitura, em 2011, quando um perfil fake surgiu e começou a incomodar. Mas costumava atender a imprensa, com o devido agendamento.

Cefet que virou UTFPR

Uma das mais recentes oportunidades nas quais o Diário dos Campos conversou com Wosgrau foi em 2019, quando ele concedeu entrevista por ocasião de reportagem sobre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O campus em Ponta Grossa é consequência da instalação do antigo Cefet no local, algo que foi resultado da iniciativa e esforço de Pedro Wosgrau Filho. Por conta disso, ele recebeu homenagem da UTFPR naquele ano. No ano passado, ele também foi entrevistado pelo DC em uma avaliação de seu mandato e das ações adotadas pelo poder público diante da pandemia.

Com informações DC Mais

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas