A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (12), por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Hussein Bakri que institui a rota turística “Caminhos da Erva-Mate” nos municípios do Sul do Paraná.
De acordo com texto, a rota abrange municípios produtores de erva-mate, como Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.
Segundo a proposta, o objetivo é destacar atrativos e características naturais, históricas e culturais, visando potencializar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Além disso, a proposta pretende:
- Promover e divulgar toda a cadeia produtiva da erva-mate no Estado do Paraná
- Propagar as atrações e pontos turísticos
- Desenvolver a implementação de empreendimentos destinados às atividades de expressão cultural
- Nutrir a prática de uma produção sustentável e ecológica de erva-mate
- Fortalecer a ampliação e o desenvolvimento da atividade nos municípios como fonte de geração de emprego e renda.
O Paraná é o maior produtor de erva-mate do Brasil e dez cidades paranaenses estão entre as maiores produtoras da planta. Cruz Machado, por exemplo, está no topo da lista, com um volume superior a 115 mil toneladas produzidas em 2021, segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Deral/SEAB). Outro destaque é São Mateus do Sul que, por meio da Lei nº19.080/2017, foi agraciada com o Título de Terra da Erva-Mate Paranaense.
“A erva-mate é tão importante para o Paraná que está presente na nossa bandeira, portanto é nosso dever valorizá-la e fortificá-la o máximo possível”, enfatizou Hussein Bakri.