Imagem ilustrativa
Na quinta-feira (08), uma situação de abandono de incapaz mobilizou as autoridades em Canoinhas.
Policiais militares foram acionados via Copom para se dirigirem à rua Servidão 2, no bairro Campo da Água Verde, após receberem informações sobre uma criança de apenas 2 anos que teria sido abandonada dentro de uma residência.
Ao chegarem ao local, os policiais conversaram com o solicitante, que informou ter alugado a casa para uma mulher há mais de um ano. Segundo seu relato, por volta das 21 horas daquele dia, ele viu a inquilina sair de casa na companhia de uma amiga.
Cerca de uma hora e meia depois, por volta das 22h30, ele ouviu o choro de uma criança vindo de dentro da residência. Então, ele chamou uma vizinha para verificar o que estava acontecendo. Ao chegarem à casa, encontraram a criança de 2 anos sozinha, em prantos, enquanto a casa estava completamente fechada.
Diante da situação, os policiais tentaram entrar em contato com a mulher responsável pela criança, porém, não obtiveram resposta.
Diante do risco iminente para a criança, a guarnição decidiu arrombar a porta dos fundos da residência, encontrando o menino muito nervoso e visivelmente abalado pela situação. Testemunhas relataram que ele chorava há horas.
Por volta da meia-noite, após conseguirem contato com a mãe do menino, esta chegou ao local e confirmou que estava em um bar consumindo bebidas alcoólicas com suas amigas, deixando o filho sozinho em casa.
O Conselho Tutelar foi acionado e compareceu ao local junto com a guarnição, sendo todos encaminhados à Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis. A criança foi entregue aos cuidados adequados, enquanto a mãe deverá responder pelo crime de abandono de incapaz.
Reportagem: VVale