17 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioPrincipais destaquesMoradores denunciam descarte irregular de lixo em São Mateus do Sul

Moradores denunciam descarte irregular de lixo em São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Moradores procuraram a RDX para denunciar o descarte irregular de lixo em diversas comunidades de São Mateus do Sul, uma prática abusiva e que é considerado crime ambiental, que além de prejudicar a saúde pública, contribui para prejudicar a natureza.

O crime ambiental de poluição do art. 54, § 2º, inciso V, da Lei n. 9.605/98, independe da ocorrência de dano para a sua configuração, não se exigindo a realização de prova pericial para atestar o dano ao meio ambiente ou à saúde humana.

A equipe de reportagem da RDX esteve nos últimos dias fazendo um levantamento de locais em que os entulhos estavam sendo despejados, e conferiu de perto que em muitos pontos havia inclusive um sofá jogado em um matagal.

Essa situação (na imagem abaixo) é na região da Colônia Taquaral, na rua que dá acesso ao Parque Municipal de Exposições, próximo à PR-151. No local, foi encontrado um sofá abandonado, juntamente com sacolas de lixo em meio à mata.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Em outro ponto, às margens da BR-476 na região entre a Fartura do Potinga e Pontilhão, o lixo foi deixado próximo a um ponto de ônibus.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Outro local em que foi encontrado lixo foi às margens da estrada rural que liga a Vila Palmeirinha às localidades de Tesoura e Cambará. Por lá, entulhos amontoados foram encontrados em diversos pontos.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

O que diz a Secretaria de Meio Ambiente

A RDX entrou em contato com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, que se manifestou por meio de nota.

A Prefeitura Municipal mantém a coleta regular de resíduos domésticos em todo o município, sendo que na área urbana, a coleta acontece 3 vezes por semana em todos os bairros e diariamente no centro.

Todo resíduo do tipo comum, ou seja o que não pode ser reciclável, restos de comida, resíduos sanitários de banheiro, entre outros, é 1 vez por semana na área urbana e 1 vez por mês nas localidades do interior.

O resíduo reciclável, ou seja, papel e papelão, vidro, plástico, metais, esse resíduo é destinado a COSAMAR para a triagem e posterior envio a empresas recicladoras.

É importante que a população disponha seu resíduo dentro de sacos plásticos e em volume adequado para a coleta manual, além de disponibilizar na data correta seu resíduo para que este seja coletado pela equipe municipal, conforme cronograma disponível no site do município.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas