A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Mateus do Sul lançou nesta quinta-feira (14), uma pesquisa sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 no comércio municipal. Segundo o levantamento realizado entre os dias 24 de abril a 5 de maio de 2020, 62% das empresas mantiveram os empregos, 33% demitiram e 5% realizaram novas contratações.
Os dados também destacam que 27% dos funcionários foram afastados, sendo que nesse total 22% foram por férias individuais e 21% por estarem nos grupos de risco. A redução da carga horária foi optada por 35% das empresas.
Relacionado aos impactos de faturamento, 32% dos comércios destacam que tiveram uma redução de 25 a 50%. Caso haja a necessidade de fechamento das empresas (lockdown), 32% não conseguiriam se manter.
De acordo com Felipe Staniszewski, presidente da CDL, a pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos da pandemia no município. “Através dela poderemos ter mais assertividade em direcionar nossos esforços e ações para apoiarmos as empresas associadas e principalmente, as mais de 5 mil famílias que sobrevivem do comércio.”