15.1 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioDestaqueJovem do Paraná se prepara para ser astronauta nos Estados Unidos

Jovem do Paraná se prepara para ser astronauta nos Estados Unidos

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Foi motivada por um sonho de criança que a jovem Andressa Costa, natural de Loanda, deixou o noroeste do Paraná em busca de um objetivo: ser astronauta.

A estudante, de 20 anos, mora há três anos na Flórida, onde estuda engenharia aeroespacial, e é considerada a primeira mulher brasileira a fazer um curso avançado de astronauta, nos Estados Unidos. A inspiração para a carreira veio da história de vida dela.

Minha maior inspiração é a minha mãe. Ela faleceu quando eu tinha 9 anos e ela sempre me envolveu muito nessa questão do espaço. Às vezes eu saía de casa e olhava para o céu estrelado e pensava nela. Eu pensava ‘quero estar perto dela”, comentou a estudante.

A estudante deixou o Brasil com o apoio de uma instituição brasileira para fazer um intercâmbio e finalizar o ensino médio. Depois, prestou vestibular e foi aprovada em cinco universidades americanas.

Em 2019, Andressa participou da simulação de uma viagem à marte, com exercícios de treinamento de astronautas, e isso rendeu a ela entrevista para um canal de notícias americano. Segundo a jovem, é necessário incentivar mais mulheres a conquistar mais espaço na área.

Quero ser astronauta, ajudar a agência espacial brasileira, o Brasil, a desenvolver mais tecnologia. Inspirar outras pessoas, principalmente garotas. Especialmente na minha faculdade, é uma universidade focada na área espacial e aeronáutica, e você não vê muitas meninas. Quero poder inspirar mais garotas a se envolverem nessa área de ciência, tecnologia, matemática, engenharia”, disse.

A jovem estudante participou de voos com cientistas da Nasa e da agência espacial japonesa. Em 2021, ela trabalha em um projeto de competição da Nasa com universidades para desenvolver um robô de mineração na lua.

Andressa conta que para chegar ao espaço, ainda terá mais três anos de universidade, um mestrado na França e a experiência no mercado de trabalho. Segundo ela, toda a trajetória é combustível para alcançar a realização do sonho.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas