Por Cláudia Burdzinski e Edinei Cruz
Os alunos da Escola Municipal Professora Ezilda Amaral Ferreira, do Jardim Santa Cruz, inauguraram nesta quarta-feira (14), a revitalização feita na nascente da comunidade. Nominada de Nascente Águas do Campo, o local produz cerca de 116 mil litros de água potável por dia.
O projeto encabeçado pela professora Nilva Elaine Graboski, contou com a participação dos 21 alunos do 4º ano B da escola e envolveu as atividades propostas pelo Agrinho.
“Não imaginávamos que nosso projeto iria tomar uma proporção tão grande. Gostaríamos mesmo de plantar essa sementinha, de conscientizar a comunidade e estamos tendo um retorno muito melhor do que esperávamos. Está todo mundo de olho, cuidando para não jogarem lixo, cuidando para as pessoas ajudarem a cuidar. Conscientizando o maior número de pessoas”, afirmou a professora Nilva.
A revitalização do local contou com a parceria de instituições e secretaria de Meio Ambiente e Obras, que realizaram a montagem de uma escadaria até a nascente. Houve também o plantio de árvores próximo a água e todo um trabalho de conscientização com os familiares dos alunos e a comunidade, em que um morador do bairro, Ciro de Oliveira, escolheu o nome da nascente.
“Já tomei várias vezes a água da nascente. Sempre que venho buscar água aqui, tem gente que pega água aqui com galões e leva para casa. Sempre estamos tomando”, afirmou Ciro. Segundo a professora Nilva, foi feito um laudo da água da nascente que confirmou que a água é própria para o consumo.
“Acabei de provar e ela está bem quentinha. Está gostosa e a água é potável como a professora falou! A nascente tem que manter limpinha e não podemos sujar ela, porque é muito importante para a nossa saúde”, disse um dos alunos que ajudou o projeto.