14.2 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 20, 2024
InícioGeralParaná auxilia nas ações de recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas na...

Paraná auxilia nas ações de recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas na Bahia

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Desde a última sexta, o chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD) da Defesa Civil do Paraná, capitão Anderson Gomes, está em Itamaraju, na Bahia, para auxiliar as ações de atendimento. Foto: Defesa Civil.

Desde a última sexta-feira (10) o chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD) da Defesa Civil do Paraná, capitão Anderson Gomes, está em Itamaraju, na Bahia, para auxiliar as ações de atendimento à população local. Na cidade foi montado um Posto de Comando para dar celeridade nos processos necessários à liberação de recursos aos municípios afetados.

Ele foi acionado por meio do Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional por conta de sua expertise no atendimento e gerenciamento destas ocorrências. Ele foi um dos paranaenses que ajudou as tropas mineiras no desastre de Brumadinho, em 2019, por exemplo. 

Com o auxílio técnico do paranaense, já foram liberados, por meio do governo federal, R$ 5,8 milhões para os municípios baianos. O valor foi repassado aos municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba. Esse processo de apoio da União depende de uma série de documentos e gatilhos que as prefeituras impactadas por desastres naturais precisam acionar.

O Sul da Bahia foi impactado por fortes chuvas desde o começo de dezembro. Elas causaram inundações, enxurradas e deslizamentos em pelo menos 51 municípios. Ainda há ações em curso para atendimento a comunidades isoladas. Na cidade de Itamaraju, houve ao menos três mortes por conta das tempestades e destruição de rodovias.

Até o momento, em todo o estado, há registro de mais de 220 mil pessoas atingidas, com 10 óbitos e 267 feridos. Há mais de 6 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas por causa das chuvas. 

PARANÁ – A Defesa Civil do Paraná é reconhecida no Brasil por sua eficiência e proatividade, motivo pelo qual os técnicos têm representatividade no Grupo de Apoio a Desastres do Governo Federal, composto por técnicos de todo o Brasil, com vasta experiência na área.

O SISDC, sistema informatizado de Defesa Civil do Paraná, é pioneiro na gestão informatizada de dados referentes a ocorrências, servindo de referência para o desenvolvimento sistemas em outros locais.

APOIO – Além do chefe do CEGERD, técnicos da Defesa Civil Nacional, Força Nacional do SUS, e militares das Forças Armadas foram mobilizados para o local para auxiliar nas ações de socorro e assistência à população afetada.

Com informações AEN

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas