A Parada Programada de Inspeção e Manutenção da SIX, finalizou no mês de janeiro em São Mateus do Sul e movimentou certa de 450 empregos diretos. Segundo informações da Assessoria da Petrobras, aproximadamente 80% desses funcionários contratados pelas empresas que realizaram os serviços eram residentes de São Mateus do Sul, proporcionando geração de renda e estimulando a economia local.
Foram realizados serviços de limpeza, manutenção ou modificações em diversos equipamentos, dentre eles o forno, o reator de pirólise e a tocha, além de tubulações, vasos e tanques. A parada foi realizada com o objetivo de garantir a continuidades das condições seguras de operação dos equipamentos, atender às normas exigidas pelo Ministério do Trabalho e recuperar a eficiência produtiva”,
diz a assessoria.
Segundo informações repassadas para a reportagem da RDX, o investimento da Petrobras na Parada Geral da SIX foi da ordem de R$ 40 milhões.
Carlos Roberto Chaves, Secretário da pasta de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, informa que a previsão inicial era de que 800 pessoas fossem contratadas para trabalhar durante a Parada, porém por questões contratuais, o número caiu para 450.
Isso ocorreu em função do prolongamento do período de Parada. A Parada iria ocorrer em 28 dias, mas passou em praticamente o dobro dessa previsão. Dobrando o prazo da Parada, diminui o número de contingente de mão-de-obra para a execução”,
explica Chaves.
O Secretário também avalia que mesmo com esses números, a Parada auxilia aqueles que estão desempregados. “Nós como Secretaria estamos buscando criar um ambiente que possamos disponibilizar ao nosso munícipe vagas de emprego permanente para alavancar o crescimento do município para que as pessoas possam ter oportunidade de emprego”, destaca.
Venda da SIX para a empresa F&M Resources
A Petrobras assinou em 11 de novembro o contrato para a venda da SIX à empresa Forbes & Manhattan Resources Inc. (F&M Resources), subsidiária integral da Forbes & Manhattan Inc. (F&M). Após a assinatura, foi dada sequência à obtenção de autorização dos órgãos externos e também ao início do processo de transição para o novo operador
Após a conclusão da operação de venda, a Petrobras continuará operando a unidade por um período transitório, enquanto o comprador estrutura seus processos e monta suas equipes. Isso acontecerá sob um acordo de prestação de serviços, evitando qualquer interrupção operacional. Por ocasião da assinatura do contrato de venda, a Petrobras e a F&M reafirmaram o compromisso estrito com a segurança operacional na SIX em todas as fases da operação, assim como serão mantidas parcerias firmadas pela SIX com o município de São Mateus do Sul para o fornecimento de calxisto destinado às estradas rurais e para a disposição de resíduos urbanos em áreas da unidade que já foram mineradas.