21.6 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioParanáAssembleia aprova, em primeira discussão, projeto que revoga lei da exigência do...

Assembleia aprova, em primeira discussão, projeto que revoga lei da exigência do uso de máscara no Paraná

Data:

Compartilhe essa notícia:

O projeto será apreciado em segunda discussão nesta quarta-feira (16).

O projeto que trata da flexibilização do uso de máscaras no Paraná foi aprovado em primeira discussão na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, com 45 votos favoráveis e seis contrários, na tarde desta terça-feira (15). A proposta revoga uma lei estadual, de abril de 2020.

Publicidade

O líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), explica que, com a revogação da lei, caberá ao Poder Executivo definir por meio de decreto onde o uso de máscaras será obrigatório e onde não será mais exigido.

O projeto será apreciado em segunda discussão nesta quarta-feira (16).

Substitutivo

Nesta segunda-feira (14), o governador Ratinho Junior enviou um substitutivo ao projeto de lei, com intuito de simplificar ainda mais a proposta, que só tinha três artigos, para facilitar a tramitação e aprovação na Assembleia.

Foi retirado do texto o artigo que transferia para o Poder Executivo a prerrogativa de definir as normas para a utilização de máscaras no estado. Agora, a proposta somente revoga a lei estadual, de abril de 2020, que tornou obrigatório o uso do equipamento de proteção no estado.

Com o substitutivo, a ideia é evitar que se apresentem emendas para alterar regras e critérios da desobrigação do uso de máscaras ou para direcionar às prefeituras a competência para editar as próprias resoluções.

Justificativa para o fim da máscara

Na justificativa da matéria, o governo defende que a medida “se mostra necessária considerando o cenário epidemiológico, informado pela Secretaria do Estado da Saúde, que aponta o amplo quadro de vacinação da sociedade paranaense, além do baixo índice de ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para o atendimento à Covid”.

A iniciativa conta com a aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e toma por base a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação (mais de 75% da população está com a cobertura vacinal completa) e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas