17 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioBrasilLobo adotado como cachorro por engano vai para zoológico de SC

Lobo adotado como cachorro por engano vai para zoológico de SC

Data:

Compartilhe essa notícia:

Tirado das ruas, lobo-guará ficou cerca de quatro meses em casa de família antes de ir para Pomerode, no Vale do Itajaí. Espécie está ameaçada de extinção.

Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, foi acolhido em um zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, após ser adotado por engano e criado como cachorro pela família que o tirou das ruas.

Ele viveu e brincou durante cerca de quatro meses na casa dos mineiros.

Os tutores começaram a duvidar da espécie à medida que o animal crescia e mudava a aparência, ficando com as pernas e orelhas compridas demais. Eles buscaram informações com órgãos ambientais, que confirmaram se tratar de um animal silvestre, que não pode ser domesticado.

O lobo-guará precisou ser recolhido e, desde o começo do ano, está no Zoo Pomerode, em Santa Catarina.

Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cássio de Sousa Borges, destaca que a espécie está ameaçada de extinção.

“Além do motivo legal, existe a motivação ecológica. Ele mantém seus instintos de vida silvestre e pode, ainda que sem intenção, causar algum tipo de reação”, acrescentou.

Vida nova

Segundo a equipe do zoológico, o lobo-guará agora vive em um espaço com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago e outros elementos da natureza (foto abaixo).

O animal tem um cronograma de atividades recreativas que estimulam seus institutos e é acompanhando por veterinários especializados no atendimento de espécies ameaçadas de extinção ou retiradas de situações de risco.

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas