A Casa de Passagem São Vicente de Paulo, em São Mateus do Sul, necessita da doação de alimentos não perecíveis para dar continuidade ao serviço social realizado na cidade. O local acolhe pessoas em tratamento médico que moram no interior e que precisam pernoitar para viagens.
A instituição foi fundada no dia 12 de fevereiro de 2012 para atender as pessoas que moram em localidades distantes do centro e necessitam de tratamento médico em outras cidades, podendo pernoitar na Casa de Passagem, tomar banho, jantar e tomar o café da manhã antes de viajar.
A presidente Ivone Maria Nadolny faz um apelo à população, para ajudar com alimentos como arroz, feijão, macarrão, fubá, verduras, carne e azeite. As doações são recebidas no local a partir das 17h, através do WhatsApp (42) 9 8836 1050 ou na Vitor’s & Cia. Em sua fala, ela alertou que a quantidade de alimentos disponíveis no estoque pode terminar em uma semana.
“Essa quantidade de comida aqui dá aproximadamente uma semana, porque tem dias que vem mais pessoas jantar, tem dias que vem menos, mas a média é que servimos em torno de 30 pratos de comida por noite. E vai muito arroz e feijão, junto com o acompanhamento que é a carne, verdura”, disse.
Mudanças
Sobre o fornecimento de alimentos à moradores de rua, a responsável pela Casa de Passagem enfatizou que a atitude atende a um pedido do padre Silvano Surmacz (in memorian). No entanto, por conta de aglomerações e frequentes brigas no local, uma sala que era utilizada pelos moradores para jantarem foi desativada.
“A nossa função é mais pelos doentes, mas também fornecemos comida para os moradores de rua. E muita gente nos questiona. Ah, mas por que vocês fazem isso? Muita gente lembra do padre Silvano Surmacz (in memorian), foi ele que pediu para nós doarmos um prato de comida. Mas é importante lembrar que eles não tomam banho e nem pernoitam aqui, somente virão buscar a comida, sem aglomerar aqui na frente. E de agora em diante, cada um deles irá receber a comida e se retirar do local”, disse.
Sobre a Casa de Passagem
A Casa de Passagem São Vicente de Paulo foi fundada no dia 12 de fevereiro de 2012 para atender as pessoas que moram em localidades distantes do centro e necessitam de tratamento médico em outras cidades, podendo pernoitar na Casa de Passagem, tomar banho, jantar e tomar o café da manhã antes de viajar.
A Casa de Passagem fica na Rua Paulino Vaz da Silva, embaixo do Salão Paroquial da Paróquia São Mateus e atende das 18h às 6h30 da manhã, exceto às sextas e sábados à noite.