Desde dezembro, o Instituto de Identificação de São Mateus do Sul está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), assim como todo o Estado.
O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais (RG), que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.
A CIN possui validade de 10 anos. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032, sem necessidade de quem já possui o documento emitir um novo.
“Se você fez Carteira de Identidade em 2022, por exemplo, ela tem validade até 2032, e não é obrigatório emitir a nova no momento pois a validade é de 10 anos”, explica Pedro H. Chemim, papiloscopista em São Mateus do Sul.
A novidade é uma parceria da PCPR com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que auxiliou na implantação do novo serviço para a produção do documento. A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.
Para a alteração presencial, o Instituto de Identificação de São Mateus do Sul pede que o morador esteja portando sua certidão de nascimento e também o CPF. O atendimento é das 9h às 12h, e das 14h às 17h, em anexo à Delegacia de São Mateus do Sul.
Da Redação Portal RDX com informações Instituto de Identificação de São Mateus do Sul e AEN-PR