O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo Paraná nesta terça-feira (16). O aviso de perigo vale até o fim do dia.
Nas regiões atingidas pelo temporal, de acordo com o órgão, pode chover até cerca de 100 milímetros por dia, com fortes ventos chegando até 100 km/h.
Os meteorologistas alertam que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De acordo com o alerta, o risco de temporal abrange todo o estado. Veja:
Previsão próximos dias:
Segundo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tempo deve continuar instável na quarta-feira (17) em todo o estado.
A chuva deve ser mais expressiva entre o litoral, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), parte dos Campos Gerais, norte e noroeste paranaense.
Ainda conforme o Simepar, gradualmente, um sistema frontal se afasta em direção ao sudeste do Brasil e um ar menos aquecido avança no estado. Com isso, as noites devem esfriar entre o oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná.
“Vento também ajuda a aumentar a sensação de frio”, dizem os meteorologistas.
Na quinta (18), as regiões da RMC, litoral e parte do norte ainda devem registrar algumas nuvens, podendo ocorrer uma garoa. No restante do estado, tempo estável, com frio ao amanhecer.
Na sexta (19) e sábado (20), conforme o Simepar, o tempo deve ser estável, sem chuvas e com frio no amanhecer.
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;
Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.
Reportagem: G1 Paraná