25.8 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, março 29, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulNo Dia Nacional do Caminhoneiro, motoristas relatam dificuldades da profissão

No Dia Nacional do Caminhoneiro, motoristas relatam dificuldades da profissão

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

O Dia do Caminhoneiro é comemorado nesta quinta-feira, 16 de setembro. Porém, os profissionais ainda comemoram em mais duas datas: 30 de junho e 25 de julho. Ao tempo em que contribuem para a economia brasileira, eles enfrentam inúmeras dificuldades e riscos durante suas rotinas profissionais.

É o caso de Luís Carlos de Lima, morador de São Mateus do Sul e profissional da empresa Via Dupla. Com quase 30 anos de estrada, ele já rodou por diversas regiões do país, e afirma enfrentar inúmeras dificuldades e riscos, como cumprimento de prazos apertados, a saudade e a distância da família, a possibilidade de se acidentar, longas jornadas de trabalho, entre outros.

Luís Carlos de Lima atua na área há quase 30 anos.

Luís conta que o interesse pela profissão veio inspirado de seu pai.

No começo, ele não queria que eu seguisse essa profissão, mas não teve jeito, peguei o gosto pela coisa e não parei mais

afirma o motorista.

Blog do Caminhoneiro foi destaque na TV Globo

Com o objetivo de divulgar e mostrar a realidade das estradas brasileiras, o são-mateuense Rafael Brusque Toporowicz criou em 2011 o Blog do Caminhoneiro, que é atualizado diariamente com informações sobre o mundo dos caminhões, alcançando semanalmente mais de 2 milhões de pessoas.

O responsável pelo portal de notícias trabalhou como motorista de caminhão em Araucária e de ônibus em São Mateus do Sul. Foi durante esse período, que acompanhou de perto o dia-a-dia as dificuldades encontradas pelos motoristas.

Na foto, Rafael Brusque Toporowicz, idealizador do Blog do Caminhoneiro.

Em agosto de 2012, o portal foi destaque nacional no programa Encontro com a Fátima Bernardes da TV Globo, falando sobre a profissão.

Comemorações em dose tripla

Os caminhoneiros são homenageados com três datas diferentes: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.

30 de junho

A comemoração de 30 de junho é apenas para a região do estado de São Paulo e foi oficializada através da lei nº 5.487, pelo governador de São Paulo, Francisco Montoro.

25 de julho

A data de 25 de julho foi escolhida de forma popular para homenagear nacionalmente os caminhoneiros, juntamente com a comemoração do Dia de São Cristóvão, que é o padroeiro de todos os motoristas, sejam eles de carro, moto, caminhão, barco, avião, etc. 

Por conta disso, geralmente são realizadas feiras, festas e outros eventos para homenagear São Cristóvão e os motoristas.

16 de setembro

E 16 de setembro é a data comemorada a nível nacional e foi oficialmente decretada através da lei n° 11.927, de 17 de Abril de 2009, pelo ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva.

É válida a comemoração aos caminhoneiros em 3 datas diferentes, pois mesmo depois de provar a sua importância à economia nacional, ainda é um setor que não recebe a devida importância e reconhecimento.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas