Enquanto realizava patrulhamento na Rua Casemiro Witkowski, Vila Prohmann na quinta-feira (15), a equipe da Rotam avistou um jovem de 16 anos já conhecido no meio policial pelo tráfico de drogas. Ao perceber a presença policial o menor dispensou algo no chão. Na busca pessoal nada de ilícito foi encontrado, ao averiguar o que havia sido jogado ao chão, os policiais encontraram a quantia 79,29 gramas de maconha separada em quatro pacotes.
Na residência o menor mora com seu irmão de 17 anos e a cunhada de 24 anos, que não estavam dentro da casa. Já na outra moradia localizada nos fundos estava o outro irmão do menor, que possui 19 anos. No local também estavam os demais moradores da casa.
O irmão colocou algo na boca e entrou rapidamente para dentro da casa. Foi realizado abordagem na cunhada e solicitado para que os masculinos saíssem para fora. Após busca pessoal nada de ilícito foi localizado, o irmão maior autorizou uma busca na residência onde foram localizados na parte externa em cima de uma viga do telhado, uma caixa de fósforo contendo 19 pedras de crack, que após pesada aferiu 2,20 gramas. O irmão maior assumiu a propriedade da droga e confessou que mastigou e tentou engolir mais uma porção, e não conseguindo jogou em cima do forro. A equipe localizou e constatou se tratar de uma bucha plástica, contendo algumas pedras mastigadas da mesma substancia, que após pesada aferiu 2,73. Com o autor foi localizado ainda a quantia de R$ 144,00.
A equipe então conduziu os envolvidos até a delegacia.