Foi lançado nesta quarta-feira (17), em Curitiba, o projeto do primeiro hospital veterinário público da capital paranaense.
De acordo com a prefeitura, o hospital veterinário de Curitiba fará atendimentos para qualquer morador da cidade com animais domésticos, porém, o foco principal serão pets de curitibanos em vulnerabilidade social.
O hospital funcionará no bairro Taboão, na região do antigo Parque das Esculturas, próximo da Rodovia dos Minérios. Na mesma região será construído o Parque São Francisco.
A prefeitura explicou que uma edificação existente será adaptada para o funcionamento do hospital.
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, o hospital terá 500 metros quadrados, com:
- Ambulatórios;
- Área de procedimentos;
- Clínica.
A prefeitura ainda não deu detalhes sobre as regras de uso do hospital, que devem ser definidas em regularização futura pela administração municipal.
Prazos e investimento
De acordo com o prefeito Rafael Greca (PSD), a expectativa é que o hospital fique pronto e entre em operação ainda em 2024.
O investimento da prefeitura para a reforma do espaço onde o hospital vai ficar deve custar R$ 2 milhões.
Já a manutenção do local será feita por emendas parlamentares, principalmente de deputados, também de acordo com a prefeitura.
Terreno para construção foi doado
Em dezembro 2023, vereadores de Curitiba aprovaram o projeto que autorizou o município a receber por doação da Votorantim Cimentos S.A a área onde o hospital vai funcionar.
No espaço será construído, também, o Parque São Francisco, que terá estacionamento, praça e espaço playpet para os animais.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o espaço doado que será incorporado ao parque tem 15,7 mil metros quadrados. A área total do parque junto ao hospital veterinário soma mais de 68 mil m².