A forte chuva que atingiu Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (16) fez com que dez cidades catarinenses decretassem situação de emergência. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias nos municípios de: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José e Palhoça.
O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população, com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.
Ao longo do dia, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Os trabalhos das equipes resultaram no atendimento de 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores e desobstrução de vias públicas, pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas.
Tijucas, na Grande Florianópolis, foi a cidade do Estado com maior volume acumulado de chuva durante o dia, segundo dados atualizados às 17h30min de quinta-feira pela Defesa Civil de Santa Catarina. O total de chuva registrado na cidade é superior ao esperado para todo o mês de janeiro (280 milímetros), segundo informações do município.