15.6 C
São Mateus do Sul
domingo, novembro 24, 2024
InícioCidadesSão João do TriunfoJovem de São João do Triunfo está produzindo documentário sobre benzedeiras e...

Jovem de São João do Triunfo está produzindo documentário sobre benzedeiras e benzedores

Data:

Compartilhe essa notícia:

Foto: Halanna Halila/Divulgação

Um documentário sobre benzedeiras e benzedores está sendo produzido em São João do Triunfo desde o mês de janeiro desse ano. Halanna Halila, de 24 anos, é moradora do município e também atua como fotógrafa há mais de 7 anos. Formada em Turismo, a jovem encontrou no apoio da Lei Paulo Gustavo a oportunidade de realizar o sonho da produção de um documentário e também deixar registrado historicamente uma prática que marcou a sua infância e também a vida de muitas pessoas.

“A ideia principal do documentário é dar voz há diferentes tipos de benzedeiras benzedores. O foco do documentário é falar sobre a importância desse saber popular e da relevância social que as benzedeiras e benzedores têm nas cidades do interior, considerando que é uma prática milenar e tem diferentes formas de serem feitas, tudo depende da fé e individualidade de cada um. Mas a maioria dessas pessoas sofrem preconceitos, têm seus medos e receios. Por isso que o documentário se tornou uma forma de falar sobre a vida dessas pessoas e desses seus medos e receios”, explica Halanna.

De acordo com pesquisa feita pela documentarista, aconteceu em São João do Triunfo o mapeamento social da prática, que iniciou em 2009. Houve também o reconhecimento da atividade através de um prêmio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo Halanna, além do documentário, está sendo produzido um livro sobre as práticas pois ainda existe o receio de algumas pessoas em falar sobre o tema em frente as câmeras. “O que importa é termos registros dessa prática que é um patrimônio imaterial, e com o mundo acelerado como está hoje, está ficando para trás. Os livros serão destinados às escolas da cidade, e o documentário ficará pronto em junho, e será passado nas escolas e disponibilizado no Youtube e no site oficial”, diz.

A documentarista explica que a intenção do documentário não é divulgar localização, nem promover uma benzedeira ou outra.

“A intenção é falar sobre a vida dessas mulheres e homens dentro da sociedade atual, como eles aprenderam, como que se sentem em relação ao mundo atual. O medo e a repressão que passaram durante a vida. E entendo o medo dessas pessoas, mas para que não haja preconceitos e medos em relação às práticas de benzimento é muito importante falar sobre o assunto, e principalmente, registrar a história individual de todos e eternizar esses ensinamentos”, finaliza.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas