17 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioDestaqueHá mais de um ano, estação do INMET não está aferindo a...

Há mais de um ano, estação do INMET não está aferindo a temperatura em São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Falta de manutenção prejudica o fortalecimento do turismo local, já que o município era destaque a nível estadual e nacional como uma das mais frias. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

São Mateus do Sul já é reconhecida por ser a Capital Polonesa do Paraná, terra da erva-mate e poderia ainda ser considerada, de forma oficial, a cidade mais fria do Paraná, se não fosse por um pequeno detalhe: a falta de manutenção dos instrumentos da estação meteorológica que afere as mudanças climáticas e atmosféricas de São Mateus do Sul, instalado na Casa Familiar Rural, na Colônia Taquaral.

Como já divulgado no Portal RDX em julho de 2021, o problema na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), tem afetado a medição da temperatura, prejudicando a divulgação de dados oficiais, já que o equipamento serve de base para divulgação de dados do Simepar.

O município, que é considerado a Capital Polonesa do Paraná, através de um título entregue também no ano passado, também poderia ser reconhecido por ser uma das cidades mais frias do Paraná, o que fortaleceria no turismo local.

Em julho do ano passado, uma equipe do INMET informou que os trabalhos de reparos haviam sido paralisados, por conta da pandemia da covid-19, e que a previsão era de que em setembro, os profissionais voltassem a campo. No entanto, já estamos no mês de maio, e nada foi feito até o momento.

Na tarde desta segunda-feira (16), a reportagem da RDX entrou em contato com o INMET em Brasília, que solicitou que fosse enviado um ofício, relatando sobre a situação. No anexo, foram apresentadas diversas matérias de portais como g1 e Gazeta do Povo e do Portal RDX, que destacavam São Mateus do Sul como uma das mais frias do estado, enquanto o equipamento estava em funcionamento.

Fortalecimento turístico

A RDX FM acredita que com o funcionamento correto desses equipamentos, São Mateus do Sul pode voltar a ser destaque estadual e nacional, fortalecendo o nome como cidade turística para os apaixonados pelo frio, como São Joaquim (SC) e Gramado (RS).

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas