São Mateus do Sul já é reconhecida por ser a Capital Polonesa do Paraná, terra da erva-mate e poderia ainda ser considerada, de forma oficial, a cidade mais fria do Paraná, se não fosse por um pequeno detalhe: a falta de manutenção dos instrumentos da estação meteorológica que afere as mudanças climáticas e atmosféricas de São Mateus do Sul, instalado na Casa Familiar Rural, na Colônia Taquaral.
- LEIA TAMBÉM: INMET emite nota, após RDX levantar problemas da estação meteorológica em São Mateus do Sul
- LEIA TAMBÉM: Inmet aponta possibilidade de neve em 33 cidades do Paraná
Como já divulgado no Portal RDX em julho de 2021, o problema na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), tem afetado a medição da temperatura, prejudicando a divulgação de dados oficiais, já que o equipamento serve de base para divulgação de dados do Simepar.
O município, que é considerado a Capital Polonesa do Paraná, através de um título entregue também no ano passado, também poderia ser reconhecido por ser uma das cidades mais frias do Paraná, o que fortaleceria no turismo local.
Em julho do ano passado, uma equipe do INMET informou que os trabalhos de reparos haviam sido paralisados, por conta da pandemia da covid-19, e que a previsão era de que em setembro, os profissionais voltassem a campo. No entanto, já estamos no mês de maio, e nada foi feito até o momento.
Na tarde desta segunda-feira (16), a reportagem da RDX entrou em contato com o INMET em Brasília, que solicitou que fosse enviado um ofício, relatando sobre a situação. No anexo, foram apresentadas diversas matérias de portais como g1 e Gazeta do Povo e do Portal RDX, que destacavam São Mateus do Sul como uma das mais frias do estado, enquanto o equipamento estava em funcionamento.
Fortalecimento turístico
A RDX FM acredita que com o funcionamento correto desses equipamentos, São Mateus do Sul pode voltar a ser destaque estadual e nacional, fortalecendo o nome como cidade turística para os apaixonados pelo frio, como São Joaquim (SC) e Gramado (RS).