INMET emite nota, após RDX levantar problemas da estação meteorológica em São Mateus do Sul

Desde julho de 2021, estação meteorológica não está aferindo a temperatura em São Mateus do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) enviou uma nota à RDX FM na tarde desta terça-feira (17), após a publicação de uma reportagem, que mostrava que há mais de um ano, a estação não estava aferindo a temperatura em São Mateus do Sul.

A estação meteorológica que afere as mudanças climáticas e atmosféricas de São Mateus do Sul, está instalada na Casa Familiar Rural, na Colônia Taquaral, e pertence ao INMET, porém, desde julho do ano passado, não era realizado a manutenção.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

A aferição de temperatura potencializa e fortalece o turismo local, já que o equipamento serve de base para o Simepar, e colocava São Mateus do Sul em evidência, a nível estadual e nacional, como uma das mais frias, com destaque no g1 e Gazeta do Povo, além do Portal RDX que também já destacou essa informação.

Confira a nota enviada pelo INMET à RDX

 Prezados da RDX FM, boa tarde

 Refiro-me ao pedido de conserto de equipamento da estação meteorológica automática do INMET em São Mateus do Sul-PR.

 Esclarecemos que, em virtude  das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, limitações orçamentárias e o reduzido número de pessoal técnico, as manutenções preventivas e corretivas da rede de estações ficaram prejudicadas em todo o Brasil no ano que passou. Contudo, no final de 2021 foi iniciado o Plano de Recuperação da Rede de Estações, e diversas unidades estão retornando aos padrões adequados de funcionamento em 2022.

 Informamos que a estação automática. localizada em São Mateus do Sul–Paraná está relacionada no Plano de Recuperação e receberá a visita do técnico de manutenção para a reativação da unidade no mais breve possível.

 Cordialmente,

Mozar de Araújo Salvador

Meteorologista – Assistente Técnico da Direção

Brasília – DF

Edinei Cruz

Repórter e Locutor da RDX FM Instagram: @edineicruzsms

Ler anterior

Copel orienta sobre como economizar energia durante os dias mais frios

leia a próxima

Inmet aponta possibilidade de neve em 33 cidades do Paraná