17.9 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioPrincipais destaquesINMET emite nota, após RDX levantar problemas da estação meteorológica em São...

INMET emite nota, após RDX levantar problemas da estação meteorológica em São Mateus do Sul

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Desde julho de 2021, estação meteorológica não está aferindo a temperatura em São Mateus do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) enviou uma nota à RDX FM na tarde desta terça-feira (17), após a publicação de uma reportagem, que mostrava que há mais de um ano, a estação não estava aferindo a temperatura em São Mateus do Sul.

A estação meteorológica que afere as mudanças climáticas e atmosféricas de São Mateus do Sul, está instalada na Casa Familiar Rural, na Colônia Taquaral, e pertence ao INMET, porém, desde julho do ano passado, não era realizado a manutenção.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

A aferição de temperatura potencializa e fortalece o turismo local, já que o equipamento serve de base para o Simepar, e colocava São Mateus do Sul em evidência, a nível estadual e nacional, como uma das mais frias, com destaque no g1 e Gazeta do Povo, além do Portal RDX que também já destacou essa informação.

Confira a nota enviada pelo INMET à RDX

 Prezados da RDX FM, boa tarde

 Refiro-me ao pedido de conserto de equipamento da estação meteorológica automática do INMET em São Mateus do Sul-PR.

 Esclarecemos que, em virtude  das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, limitações orçamentárias e o reduzido número de pessoal técnico, as manutenções preventivas e corretivas da rede de estações ficaram prejudicadas em todo o Brasil no ano que passou. Contudo, no final de 2021 foi iniciado o Plano de Recuperação da Rede de Estações, e diversas unidades estão retornando aos padrões adequados de funcionamento em 2022.

 Informamos que a estação automática. localizada em São Mateus do Sul–Paraná está relacionada no Plano de Recuperação e receberá a visita do técnico de manutenção para a reativação da unidade no mais breve possível.

 Cordialmente,

Mozar de Araújo Salvador

Meteorologista – Assistente Técnico da Direção

Brasília – DF

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas