Nesta quarta-feira (17), é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem, data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) e busca estimular a reflexão sobre essa prática, que é uma das formas mais eficazes de proteger a biodiversidade e prezar pelos recursos naturais.
Em São Mateus do Sul, a Cooperativa Sãomateuense de Materiais Recicláveis (Cosamar) é responsável pelo recebimento e a separação de materiais recicláveis, servindo também como fonte de renda para diversas famílias.
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
Sobre a Cosamar
A Cosamar é uma sociedade cooperativa, de natureza civil, fundada no ano de 2004, sendo regida através da Lei Federal nº 5764/1971, legislação complementar, além de estatuto próprio.
A Cooperativa desempenha atividades ligadas ao importante processo da reciclagem do lixo em nosso município, estando localizada na Rua Ulisses Faria, nº 2400.