A passagem do ciclone extratropical pela costa de Santa Catarina ocasionou ocorrências em 21 municípios. Entre eles, Praia Grande decretou situação de emergência e a prefeitura está realizando os levantamentos para solicitar Itens de Assistência Humanitária. Os números foram divulgados no fim da tarde desta sexta-feira, 16, pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Gestão de Desastres.
Segundo a Coordenadoria de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, de 13 a 16 de junho, os acumulados de chuva superaram a média climatológica nas áreas da Grande Florianópolis e do Sul de Santa Catarina. “Normalmente, junho é um mês que chove pouco no litoral. Para termos uma ideia, pro Litoral Norte fica em torno de 80mm a 100 mm por mês, já no Litoral Sul entre 120 mm e 140 mm por mês”, explicou Caio Guerra, Meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina.
Como observado nos últimos três dias, no Extremo Sul choveu mais de 300 mm só em Praia Grande, valor considerado quase que o dobro da média mensal para a região.