17 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioGeralVila Boaski passa por obra de reparo em adutora; entenda o que...

Vila Boaski passa por obra de reparo em adutora; entenda o que aconteceu

Data:

Compartilhe essa notícia:

Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

Desde domingo (16), equipes da Petrobras e Paraná Xisto S.A. estão trabalhando na região da Vila Buaski após uma falha na estrutura da adutora que transporta a água captada no Rio Iguaçu até a planta industrial da Paraná Xisto.

Segundo informações da Paraná Xisto, para garantir a integridade das instalações e continuidade operacional eles optaram por acionar de modo emergencial um ponto alternativo de captação de água, no Córrego Canoas, próximo do CEPE.

“Como forma de viabilizar a captação, instalamos uma barragem temporária no córrego, que será desinstalada tão logo as obras de reparo emergencial sejam concluídas”, explicam.

De acordo com a assessoria, quando a água começar a ser captada, a tendência é a de que o nível da água, antes da barragem, diminua. De toda forma, a barreira foi dimensionada de forma que a água do córrego não extravase.

“Nesse ponto, a comunidade tem manifestado preocupação quanto a um possível transbordamento do córrego em caso de formação de chuvas significativas. Para evitar tal problema, estamos mantendo uma escavadeira no local e pessoal de plantão para monitoramento. Assim, se necessário, a barragem pode ser rapidamente desfeita”, explicam.

Segundo a Paraná Xisto, ainda nesta segunda-feira (17), eles iniciarão com apoio dos serviços contratados junto a Petrobras, a escavação para identificação do ponto em falha e então, tendo em conta o dano identificado será planejada a intervenção, na expectativa que seja de curto prazo.

“Os trabalhos devem transcorrer até o final desta semana, podendo ser antecipados em função da situação que encontrarmos. Reforçamos que esta é uma situação provisória e emergencial. As obras de substituição total da adutora serão retomadas a médio prazo e, quando acontecerem, faremos abordagem adequada, esclarecendo para a Comunidade como os trabalhos serão conduzidos, e mais uma vez teremos em conta a segurança das pessoas e proteção ambiental. Cabe esclarecer que as autoridades competentes foram notificadas da nossa atuação emergencial e as ações adotadas atendem aos requisitos legais aplicáveis.”

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas