14.4 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioEducaçãoPrograma gratuito incentiva a criação de startups em Irati e região

Programa gratuito incentiva a criação de startups em Irati e região

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Terra dos Pinheirais.

Estudantes de escolas técnicas, institutos federais, universidades públicas e privadas e empreendedores podem participar do programa Inova Paraná Terra dos Pinheirais, que tem o objetivo de fomentar a criação de novas startups e fortalecer o ecossistema de inovação na região de Irati. A palestra digital de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (15), com o tema ‘Faça a Diferença’, com o professor universitário e palestrante de Inovação, Luciano Doll, e contou com a participação dos empreendedores Fabiano do Nascimento e Lucas Tomita, que contaram suas experiências na criação de negócios inovadores.

O programa, 100% online, tem início no dia 08 de outubro e encerra no dia 10 de dezembro. Ao todo serão cinco workshops, com as temáticas ‘conceito de startups e ferramentas de design thinking’, com exemplos e prática, ‘MVP e Prototipagem’, com conceitos e ferramentas de prototipagem e o desenvolvimento do MVP do projeto; ‘Modelo de Negócio e Planejamento’ e ‘Pitch’, com o conceito e prática da apresentação em formato do pitch.

Após a trilha, as ideias inovadoras serão apresentadas na banca final, no dia 10 de dezembro, com a participação de investidores e da comunidade. As três startups destaques terão acompanhamento do Sebrae/PR, com consultorias e mentorias. O prazo de inscrição vai até o dia 30 de setembro.

Serão formados até oito times com, no máximo, cinco participantes cada. O ideal é que as equipes sejam compostas por um acadêmico, um professor e um egresso.

Para o gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, o evento de lançamento do programa Inova Paraná Terra dos Pinheirais marca o processo de organização do ecossistema de inovação da Terra dos Pinheirais. “Para que o programa seja um sucesso convidamos os interessados a participarem do programa, que conta com diversos parceiros que estão ajudando a escrever uma nova história na região”, frisa.

Já o chefe do NRE de Irati, Marcelo Fabrício Chociai Komar reforça a importância de ser um dos parceiros do programa. “O Núcleo está honrado em ser parceiro do Inova Território Terra dos Pinheirais por acreditar na formação dos nossos estudantes e que sejam capazes de desenvolver a capacidade de empreender novas ideias e encontrarem soluções para os problemas sociais”, comenta. 

O diretor executivo da Incubadora de Negócios de Irati (INETI) e docente da Unicentro, Diogo Lüders Fernandes diz que a iniciativa incentiva e estimula habilidades e pensamentos que fortalecem o ecossistema territorial. “O Sebrae/PR é uma instituição que visa alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo, inovação e da qualificação dos indivíduos”, ressalta.

O Inova Paraná Terra dos Pinheirais é realizado pelo Sebrae/PR, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Núcleo Regional de Educação de Irati, Sistema FIEP, Ineti, UniGuairacá, Unicentro e Nevalley. Entre os municípios que fazem parte do Território Terra dos Pinheirais estão Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Irati, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas