A Defesa Civil de São Mateus do Sul divulgou na noite desta terça-feira (17), a atualização sobre a situação das cheias no município, que afetou mais de 2.200 pessoas desde o dia 1º de outubro.
De acordo com o coordenador Tiago Huk, o nível do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul chegou a 5,95 metros, baixando 3 centímetros em relação às primeiras horas do dia. Porém, a Defesa Civil e as secretarias municipais, retiraram 17 famílias das áreas de risco, outras 102 pessoas que estão em abrigo temporário, sendo o Colégio São Mateus e a Secretaria de Assistência Social e 16 pessoas quem cadastradas e aprovadas para estarem acomodadas em hotéis da cidade, através de um programa do Governo do Estado, amenizando o sofrimento das famílias.
Além disso, São Mateus do Sul foi inclusa na Ajuda Humanitária, através da Defesa Civil do Estado, que traz itens essenciais para as famílias afetadas. Segundo o coordenador, esse é um processo que foi iniciado no dia 12 de outubro, quando iniciou o evento de emergência, sendo então apresentada uma série de documentos.
“Toda a equipe da Defesa Civil e secretarias municipais se empenharam e trouxeram toda a documentação necessária para apresentar à Defesa Civil do Estado do Paraná, onde fomos aprovados no Decreto de Situação de Emergência número 910/2023, e na Ajuda Humanitária que chegou hoje [terça-feira], para auxiliar e amparar as famílias afetadas”, disse.
Assista:
Entre os itens enviados pelo Governo do Paraná, através da Defesa Civil do Estado, estão:
- Colchões
- Kit higiene
- Kit dormitório
- Alimentação
- Cestas básicas
Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil de São Mateus do Sul, juntamente com o Corpo de Bombeiros, disponibilizaram números de WhatsApp em caso de emergências. O número da Defesa Civil é o (42) 9 8837 1655 e do Corpo de Bombeiros é o (42) 3912 7099.