19.5 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioAgricultura e PecuáriaCurso de Meliponicultura será aplicado na Casa Familiar Rural

Curso de Meliponicultura será aplicado na Casa Familiar Rural

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Curso sobre o sistema de criação de abelhas nativas ou indígenas sem ferrão será realizado de 25 a 28 de janeiro. Foto: Divulgação.

O IDR-Paraná de São Mateus do Sul informa que de 25 a 28 de janeiro, estará acontecendo na Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul, o curso de Meliponicultura, que é um sistema de criação de abelhas nativas ou indígenas sem ferrão, daí se incluí as espécies uruçu, iraí e jataí, bem conhecidas na região.

A criação de abelhas deste tipo é uma alternativa para a agricultura familiar também em nosso município, pois auxilia na diversificação da renda, por meio da comercialização do mel e derivados, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente, com a prestação de serviços ambientais, agregando valor à produção. E ainda, é possível criar abelhas sem ferrão na cidade, desde que, próximo a instalação das caixas, possua vegetação abundante, e também, é indispensável à presença de árvores frutíferas nas proximidades para a alimentação das abelhas, além de outras recomendações que poderão ser adquiridas durante o curso.

Na programação do evento, os participantes vão conhecer desde a biologia das abelhas sem ferrão até o manejo propriamente dito e, também, alternativas de comercialização.

O curso está sendo promovido pelo projeto Ecos do Campo, através da Casa Familiar Rural, com o apoio da PETROBRAS e em parceria com o IDR-Paraná (EMATER) e o Sindicato Rural.

As vagas são limitadas e os moradores das comunidades do Rio das Pedras, Paiol Grande e Dois Irmãos, terão prioridade para o curso; em seguida, agricultores familiares de outras comunidades, e por último, a comunidade em geral. Inscrições e maiores informações no IDR-Paraná (EMATER).

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas