A partir do dia 26 de fevereiro, os pedágios de algumas regiões do Paraná voltam a ser cobrados. A Via Araucária vai controlar as estradas do Lote 1 – trecho de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais – entre Curitiba e região metropolitana, e as regiões Centro-sul e Campos Gerais do Paraná.
O lote atravessa 18 cidades e tem cinco praças de cobrança. A previsão da concessionária é investir R$ 7,9 bilhões em obras, com destinação de 75% do montante nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030.
Entre as obras previstas, estão a implantação de 344 quilômetros de duplicações, onde está contemplado o trecho Curitiba-Campo Largo, da BR-277. Além disso, prevê implantar 215 km de faixas adicionais, 32 km de vias marginais, 27 km de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras.
A concessionária afirmou que vai instalar um sistema de radiocomunicação, com implantação de torres de rádio, totens de atendimento nas bases operacionais e um CCO (Centro de Controle Operacional). A Via Araucária estima gerar mais de 800 empregos.
Confira quais cidades estão no lote 1:
- Prudentópolis
- Porto Amazonas
- Guamiranga
- Teixeira Soares
- Fernandes Pinheiro
- Imbituva
- Ipiranga
- Ponta Grossa
- Curitiba
- Lapa
- Irati
- Palmeira
- Campo Largo
- Balsa Nova
- Araucária
- Contenda
- Almirante Tamandaré
- Colombo
Informações GMais