Por Cláudia Burdzinski e Edinei Cruz
Um técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve em São Mateus do Sul na tarde dessa sexta-feira (18), para a realização de uma visita técnica para apurar detalhes sobre o fragmento encontrado na localidade de Água Suja, interior do município. João Ricardo Pacheco Portes, proprietário do terreno, encontrou o fragmento na última quarta-feira (16), enquanto percorria uma plantação de erva-mate.
Há indícios de que fragmento encontrado seja parte de um foguete da empresa SpaceX, porém, só após a análise dos dados coletados que informações precisas sobre a procedência do objeto serão repassadas.
A equipe da Agência Espacial foi composta por um técnico e um profissional de comunicação vindos de Brasília, que detalharão informações como localização da queda, dimensões e partes da estrutura do fragmento. A Defesa Civil de São Mateus do Sul também participou da visita técnica.
LOCAL ISOLADO
Por questão de segurança, a equipe da Agência Espacial orientou o proprietário do terreno a isolar o local e evitar o contato com a peça, pois pode danificar o produto.
O relatório será detalhado e nos próximos dias mais informações serão repassadas sobre a procedência do objeto.