Colégio Duque de Caxias é parabenizado por cientistas após trabalho dedicado a valorização de mulheres negras na ciência

Os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Duque de Caxias, de São Mateus do Sul, foram parabenizados por grandes nomes da ciência brasileira após a confecção de um trabalho de biologia dedicado a biografia de mulheres negras na ciência. Boa parte das cientistas homenageadas viram o trabalho e mandaram uma mensagem agradecendo a homenagem e parabenizando a instituição de ensino.

Professora Cristiane e os alunos que participaram do projeto. (Foto: Divulgação CEDUC)

Segundo Cristiane Wenglarek, professora de biologia e responsável pela atividade, a ideia foi trabalhar de forma prática e diferenciada o tema em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro. Com isso ela uniu o retorno dos alunos as aulas presenciais e a criatividade na hora da pesquisa da biografia e pintura em homenagem às mulheres negras que se destacam cada vez mais no mundo científico. A ideia também é mostrar aos alunos que eles podem atuar em tantas áreas profissionais.

Os alunos foram responsáveis por montar murais contando a história de cada cientistas. O material está disponível pelo corredor central da instituição.

Relação das cientistas que viram a ação:

  • Sonia Guimarães (doutora em Física e professora do ITA);
  • Bárbara Carine Pinheiro (doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências e professora da UFBA);
  • Katemari Rosa (doutora em Educação Científica);
  • Simone Maia Evaristo (mestre em Citologia);
  • Rita de Cássia dos Anjos (doutora em Física e professora da UFPR).

Cláudia Burdzinski

Jornalista e Repórter RDX FM. Instagram: @claudiaburdzinski

Ler anterior

Jovem de 21 anos morre afogada em praia do Paraná

Ler próxima

Colégio São Mateus abre pré-inscrição para curso de Libras