24.6 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioGeralRaro eclipse lunar parcial ocorre nesta sexta-feira (19)

Raro eclipse lunar parcial ocorre nesta sexta-feira (19)

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

O eclipse lunar parcial mais longo do século, poderá ser visto a olho nu na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul, e em parte da Ásia e Europa.

O eclipse lunar parcial mais longo do século acontece neste mês de novembro, na madrugada da próxima sexta-feira (19). O fenômeno poderá ser visto a olho nu na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul, e em parte da Ásia e Europa.

Quando e a que horas será possível ver o eclipse lunar no Brasil?

O próximo eclipse lunar parcial esconderá 97% do satélite natural, no dia 19 de novembro, e terá exatamente 03h28m23s, de acordo com a NASA. No entanto, no Brasil, só será possível ver o fenômeno por cerca de 2h, pois a lua já estará muito abaixo do horizonte durante a segunda metade do evento. Os horários variam de acordo com a localização no país.

De acordo com dados da plataforma “Time and Date”, o eclipse lunar parcial poderá ser visto do Recife a partir das 03h02, com eclipse máximo por volta das 04h46 e final às 4h51, totalizando cerca de 1h50.

Em São Paulo, por exemplo, começará às 3h, acabando pouco depois das 5h. Já em Manaus, começará às 2h, acabando depois das 5h40. Quanto mais ao Oeste do país, mais tempo terá o evento. A observação também dependerá das condições climáticas das regiões.

O que é um eclipse lunar? 

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta. Isso gera uma sombra, que encobre a Lua pouco a pouco. Na madrugada do dia 19 de novembro, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, por isso o fenômeno é chamado de “eclipse parcial”.

Com informações JC Online

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas