Novidade para a educação de São Mateus do Sul. A partir de 2024, o Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDUC), estará ofertando na grade de cursos técnicos o curso de eletrotécnica, uma parceria do Governo do Paraná com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Um profissional de eletrotécnica é especializado na aplicação e manutenção de sistemas elétricos.
As vagas são limitadas, sendo 35, e são totalmente destinadas aos alunos que entrarão no ensino médio. As aulas serão integradas, ou seja, as disciplinas obrigatórias do ensino médico (português, matemática, física, química, etc.) serão ministradas nas dependências do CEDUC, e as aulas práticas direcionadas ao curso de eletrotécnica, nas dependências do Senai. A primeira turma iniciará em 2024.
“Toda a locomoção desses alunos, bem como os lanches, serão gratuitos para eles”, afirma o diretor Felipe Chico, do CEDUC. Nesse primeiro momento, as aulas acontecerão no período da tarde.
“É um curso onde o aluno pode sair empregado, ganhando cerca de R$ 4 mil/mês”, completou Julio César Martins, coordenador do Senai.
As matrículas já estão abertas e podem ser feitas nas dependências do CEDUC. Atenção para o recesso de fim de ano: eles trabalharão até o dia 22 de dezembro, com retorno no dia 2 de janeiro. Matrículas até o dia 31 de janeiro de 2024. A durabilidade do curso é de 3 anos.