38 presos da cadeia de Palmeira são transferidos para o Depen de Ponta Grossa

Ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (19). Fotos: Elder Scolimoski.

38 presos da carceragem da 40ª Delegacia de Policia Civil foram transferidos para o Departamento Penitenciário, em Ponta Grossa. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (19).

O delegado Doutor Plínio Gomes Filho disse à Rádio Ipiranga FM, que o encaminhamento era um pleito antigo por parte da Polícia Civil, que se dedicará ao trabalho de investigações de crimes. “Esse era um pleito antigo da chefia da subdivisão de Ponta Grossa e da comunidade palmeirense. Na quinta-feira (15), o Secretário de Segurança autorizou e determinou a remoção de todos os presos. A partir de agora, quem for detido e preso na cidade de Palmeira, será encaminhado ao Departamento Penitenciário de Ponta Grossa.”, disse.

Para cumprir a ação de remoção foram envolvidos policiais Civis, Militares, do Batalhão de Choque e do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). O Delegado Doutor Nagib Nassif Palma, Chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa esteve em Palmeira e enfatizou o papel de cada setor policial. “É um momento histórico, já que a função principal da PC é investigar e prender, e não cuidar dos presos. O Depen é especializado, formado por policiais penais que se dedicam a cuidar dos detentos. A PM, por exemplo, tem o papel de atuar na rua e prender, não de escoltar e cuidar de preso. Essa ação é um planejamento do Coronel Marinho e que ocorrerá em todo o estado”, informou.

O Coordenador Regional do Depen, Mauricio Ferracini, destacou que as transferências fazem parte de um planejamento da Secretaria de Estado de Segurança, que busca regionalizar a administração local dos presos. “Temos 7 regionais que estão organizando toda essa questão, que é a retirada gradual de todos esses presos que estão em carceragem e delegacia. Sendo assim, policiais civis serão liberados para suas atividades, fortalecendo a segurança e trazendo o preso para o sistema penal e prisional, com cuidados de pessoas formadas”, conclui.

Da redação, com reportagem Rádio Ipiranga

Redação Portal RDX

Redação Portal RDX

Ler anterior

Professora inova e transmite aula on-line diretamente do Rio Taquaral

Ler próxima

Falecimento de Cecília Nascimento dos Santos