O Ministério Público (MP), de São Mateus do Sul, por meio do promotor Antônio Basso Filho, encaminhou nesta semana uma recomendação para as instituições de ensino e forças de segurança de São Mateus do Sul e Antônio Olinto. O documento é referente às medidas de segurança adotadas pelos locais de ensinos, tanto públicos como privados, de prevenção aos ataques em escolas.
Dentre os pontos destacados para as instituições, o MP recomenda que caso seja constatado qualquer indício, até mesmo de ato preparatório, de crime e/ou ato infracional violento em ambiente escolar, seja contra servidor/colaborador ou aluno, seja o responsável, quando possível, formalmente identificado por meio de registro interno de ocorrência, com a indicação de possíveis testemunhas e demais elementos de informação que forem verificados, devendo a notícia ser encaminhado imediatamente à Polícia Civil, com comunicação ao MP.
A documentação também orienta a direção para que a Polícia Militar também seja acionada imediatamente para que uma equipe seja deslocada para a unidade escolar para detenção do autor. Caso o agente tenha se evadido do local, a unidade escola deverá comunicar à autoridade policial todos os endereços que possui disponíveis para a localização do indivíduo, a fim de possibilitar buscas e eventual flagrante.
A recomendação também orienta policiais para reforço no patrulhamento ostensivo no entorno de todas as unidades escolares de São Mateus do Sul e Antônio Olinto, tanto as de rede estadual/municipal quanto as de ensino privado, inibindo ações de criminosos.
VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA