O Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, emitiu uma nota de esclarecimento, sobre o fato ocorrido na noite desta quarta-feira (18).
A Diretoria Executiva do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes vem através desta se manifestar em relação a matéria divulgada na data de hoje pela Radio Difusora do Xisto – RDX FM, onde publicou Família aciona PM após recusa de atendimento no Hospital de São Mateus do Sul.
O que aconteceu na noite de ontem foi que um médico do município que não faz parte do Corpo Clínico do hospital, encaminhou dois pacientes para internamento. Ocorre que quando o médico não faz parte do Corpo Clínico e CNES da instituição o mesmo não pode internar pacientes aos seus cuidados sem a autorização prévia do Responsável Técnico do Hospital. Como o mesmo não faz parte do CNES da instituição também não pode internar pacientes pelo Sistema Único de saúde, em sendo assim, o hospital não poderá faturar este internamento, ou seja, não poderá receber do SUS este atendimento. Informamos que o hospital tem médicos disponíveis nas especialidades médicas para atendimento de todos os pacientes, inclusive que os dois pacientes encaminhados para internamento poderiam e foram recebidos pelo médico plantonista da clínica geral Dr. Vilson Galeazzi Junior, em HIPÓTESE ALGUMA E EM NENHUM MOMENTO FOI NEGADO INTERNAMENTO AOS PACIENTES, os mesmos foram direcionados para internamento imediatamente. O profissional médico, em questão, tem conhecimento das regras de atendimento ao SUS e, inclusive, encaminha Rua Dr. Paulo Fortes, 22 Centro – São Mateus do Sul –PR CNPJ : 81.356.321/0001-25 Fone/Fax: 42 3532 3777 [email protected] I.E: Isento CNES: 2.549.751 pacientes para internamentos por convênios e/ou particulares sempre com pedido formal ao Responsável Técnico da instituição, solicitando permissão para internar pacientes sob seus cuidados. Isso é rotina para este profissional médico, visto que o mesmo realiza internamentos de pacientes dele neste hospital. Portanto, fica evidente que ontem a atitude de tal médico foi expressamente para causar confusão e mais uma vez tentar colocar a população contra a instituição HMDPF.
Em nenhum momento a família acionou a polícia e sim o médico Responsável Técnico da instituição, em virtude do profissional médico que não faz parte do Corpo Clínico estar causando constrangimento a equipe do HMDPF e a família dos pacientes. Ressaltamos que toda equipe do HMDPF preconiza a vida, a saúde, o respeito aos nossos pacientes e, infelizmente, tem pessoas de má índole que tentam manchar a imagem da instituição. E mais ainda, o hospital cumpri sua função social, priorizamos primeiramente as necessidades da comunidade, em seguida da instituição, dos médicos e empregados para que sejam atendidas, esta ordem, é extremamente importante ser seguida, pelo fato que a prestação de serviços realizados pelo hospital tem como objetivo a completa recuperação do paciente. São Mateus do Sul, 18 de maio de 2022.
Direção do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes.
Nota da RDX
A RDX FM, através do seu departamento de jornalismo informa que, em nenhum momento, cria fatos a respeito das matérias publicadas, apenas noticia reportagens, boletins de ocorrência e acontecimentos com a intenção de que assuntos relativos principalmente a saúde pública, sejam levados a conhecimento da população, para que desta forma, possamos fiscalizar e cobrar dos responsáveis, como faz há mais de 39 anos.