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quinta-feira, setembro 19, 2024
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PX Comunidade: conscientização ambiental

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Divulgação

Via Assessoria

Com o intuito de orientar e descontruir mitos relacionados aos impactos das nossas atividades na cidade, em especial nas comunidades do entorno da PX Energy, apresentamos a seguir uma análise baseada na transparência de relacionamento comunitário.

A PX Energy mantém, e busca melhorar constantemente, os canais de atendimento e comunicação com a comunidade. Para tanto, temos hoje como canais de atendimento:

  • Canal direto com a comunidade no telefone 0800 678 7777: disponível 24h por dia, ele é focado no recebimento de contatos para comunicação de emergências, registro de dúvidas e reclamações.
  • Site: estamos melhorando o nosso site para lançar em breve a página totalmente dedicada à comunidade, com divulgação de informações relevantes e disponibilidade de realização de registro por escritos de demandas dos cidadãos. Atualmente esse registro é feito pelo nosso canal de compliance.
  • Assistência Social: mantemos uma profissional focada em articular demandas entre a comunidade e nossos especialistas.

Atualmente, cada demanda recebida da comunidade é registrada, tratada e acompanhada através de indicadores para análise não só individual, mas também para tratamento de forma integrada. Nossos indicadores identificam os principais temas, comunidades envolvidas, frequência de contato, dentre outros fatores para alicerçar nossas análises.

É importante destacar que a PX Energy não se abstém de acolher as demandas, porém também precisa do apoio comunitário para acompanhar nossas iniciativas de análise técnicas por especialistas. Ao reportar uma dúvida ou reclamação, é fundamental que o cidadão acolha e receba os especialistas indicados para fazer os estudos necessários que darão condições de atuação nos casos procedentes de responsabilidade da empresa.

Abaixo destacamos os principais temas de dúvidas que recebemos ao longo do ano:

Água

Um tema de preocupação em todo mundo, a manutenção e preservação dos mananciais de água são também foco de nossas análises, pois são diversos os fatores que impactam no assunto, dentre elas as mudanças climáticas. As atividades de mineração da PX Energy são devidamente licenciadas, autorizadas e monitoradas por órgãos competentes para atuar sempre dentro das normas que regem nossa atividade industrial.

Segundo dados do site https://pt.weatherspark.com a partir de uma pesquisa efetuada recentemente em 16/08/2024, São Mateus do Sul apresenta ocorrência de chuvas distribuídas ao longo do ano, mas em quantidades distintas. O mês mais chuvoso na cidade é janeiro, com uma média de 151 milímetros de precipitação de chuva, enquanto o mês menos chuvoso é agosto, com média de 86 milímetros de precipitação de chuva.

No que diz respeito ao ano de 2024, dados meteorológicos evidenciam que só choveu 3 mm na primeira quinzena de agosto, o que representa quase 3% da média normal para o mês, que já é baixa. Os dados mostram que os meses anteriores também apresentaram baixo índice pluviométrico (pouca chuva), o que influencia diretamente na redução do nível de reservatórios e cursos d’água. Sendo assim, foi detectado que um pequeno grupo de moradores da zona rural vizinha à mina, tem sentido diretamente os efeitos do baixo nível das chuvas nos meses que já possuem histórico de escassez.

No sentido de atenuar os efeitos do contexto climático e colaborar com membros da comunidade, a PX Energy planeja uma manobra de direcionamento de água do seu território para revitalizar o fluxo de água para os seus vizinhos.

Conforto sonoro

No que diz respeito aos requisitos de emissão de ruídos, a PX Energy busca trabalhar dentro dos parâmetros estabelecidos para as áreas urbanas e rurais, tanto para o período diurno quanto noturno. Independente da atenção às exigências legais, a empresa tem empregado medições em pontos estratégicos para averiguar o nível de incidência sonora e, assim, traçar estratégias para aumentar o conforto sonoro das comunidades adjacentes.

Poeira

Conforme já divulgado anteriormente na imprensa, a PX Energy tem dado atenção ao tema no que diz respeito a atividade da mineração de xisto. A empresa possui um protocolo de ações de rotina preventivas e corretivas, atuando com aspersão constante de água nos seguintes pontos chaves:

  • Britador primário (turbo fan e aspersor direto no britador)
  • Correias transportadoras
  • Pistas no entorno da planta com uso de caminhões pipa

E ainda:

  • Implantação de cortina verde de eucalipto e bambu
  • Uso de taludes na britagem primária com bambus e inspeções diárias.

Além dessas ações, também é realizado um monitoramento contínuo da qualidade do ar através da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar, localizada no bairro Vila Prohman. Esse monitoramento verifica os parâmetros de qualidade do ar da cidade em conformidade com a legislação ambiental vigente e, até o momento, todos os índices estão dentro dos níveis esperados, majoritariamente enquadrados na faixa “boa”. Não há constatação de qualquer violação dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 491/2018.

Como parte da nossa atenção à qualidade do ar, mensalmente é realizado o monitoramento das taxas de poeiras sedimentáveis na área de mineração. São utilizados métodos de avaliação, monitoramento e controle ambiental periódicos e contínuos para garantir que a produção da PX Energy e os impactos à sociedade estejam sempre sob controle, assegurando que todos os parâmetros de qualidade ambiental estejam dentro dos limites esperados e estabelecidos por lei.

Nenhuma anormalidade operacional foi identificada recentemente e todas as equipes seguem trabalhando para aprimorar os controles, estando sempre abertas para receber contribuições.

A PX Energy reafirma seu compromisso com a comunidade e o meio ambiente, colocando-se ao dispor para analisar e tratar as demandas que lhe forem direcionadas de forma séria,  baseada em evidências técnicas e legais.

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