Na tarde desta quinta-feira (19), a Defesa Civil de São Mateus do Sul trouxe a atualização sobre a situação das cheias do rio Iguaçu no município.
Até o fechamento desta reportagem, por volta de 18h30, os dados são:
- 105 pessoas em abrigos temporários (Colégio São Mateus e Secretaria de Assistência Social)
- 1348 pessoas desalojadas, que estão em casas de parentes ou amigos
- 2500 pessoas afetadas pela situação de emergência
Já o nível do rio Iguaçu, segundo dados do Sistema de Monitoramento Hidrológico da Copel, indicava 5,77 metros, por volta de 18h desta quinta-feira (19). Segundo o Simepar, a partir desta sexta-feira (20), o tempo deve dar uma trégua, com previsão de céu nublado. A chuva deve retornar somente na segunda-feira (23).
“Ainda não é hora de retornar para casa”, diz coordenador da Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil de São Mateus do Sul, Tiago Huk, disse em entrevista à RDX FM na manhã desta quinta-feira (19), que ainda não é hora de retornar para casa.
A declaração foi feita durante a atualização do nível do Rio Iguaçu, que na atualização das 18h, indicava na leitura da régua, 5,774 metros. No entanto, mesmo baixando o volume de água, a Defesa Civil segue em alerta, pois há previsão de chuva na semana que vem.
“Ainda não é hora de retornar para casa. Nós temos que ver como que o nível do rio Iguaçu vai se comportar nos próximos dias, e por isso tanto a Defesa Civil de São Mateus do Sul como a Defesa Civil do Estado segue monitorando, e assim que chegar o momento certo, nós vamos anunciar para o pessoal voltar com segurança e tranquilidade para suas casas, que é o que a gente mais espera pelos próximos dias”, afirma.
Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil de São Mateus do Sul, juntamente com o Corpo de Bombeiros, disponibilizaram números de WhatsApp em caso de emergências. O número da Defesa Civil é o (42) 9 8837 1655 e do Corpo de Bombeiros é o (42) 3912 7099.