Nas últimas semanas a RDX FM vem recebendo relatos de moradores que percebem a grande circulação de crianças em supermercados e espaços públicos sem a proteção de máscaras. Vale destacar que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o uso de máscaras em crianças acima dos 2 anos. Porém, em alguns casos no município até mesmo as crianças acima dessa idade não utilizam a proteção que é obrigatória.
O pediatra são-mateuense Joslei Augustinhak conversou com a nossa equipe na manhã desta quarta-feira (20), orientando os pais/responsáveis sobre os principais cuidados a serem tomados com as crianças nesse tempo de pandemia. Mesmo com o número baixo de incidência de Covid-19 em crianças – cerca de 2% –, a maioria dos casos às crianças apresentam sintomas leves. “A gravidade e a intervenção hospitalar acontecem em 6% dos casos”, destaca o profissional. Mesmo com esses números baixos, os cuidados devem ser redobrados. “Principalmente porque as crianças podem transmitir o vírus para as pessoas mais vulneráveis”, aponta.
Os pais/responsáveis devem se responsabilizar pela lavagem das mãos com frequência dos filhos e incentivarem o ato como hábito dentro de casa. Joslei também destaca a atenção para as casas bem arejadas e manter brinquedos, controles remotos e demais objetos higienizados.
Confira na íntegra a reportagem com o pediatra.