A Equipe Rotam do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAMB FV), realizou uma importante ação de fiscalização ambiental no Município de Antônio Olinto na segunda-feira (19). Durante o patrulhamento preventivo e ostensivo, foram constatadas diversas irregularidades que representam sérios danos à biodiversidade.
Segundo informações divulgadas pelo BPAMB FV, durante a fiscalização ambiental, foi identificado o dano em uma vegetação nativa de floresta secundária em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica. Essa área abrigava espécies especialmente protegidas e ameaçadas de extinção, e o dano foi causado por meio do corte e uso de fogo.
“Infelizmente, tais atividades foram realizadas sem a devida autorização do órgão ambiental competente”, informa a Força Verde.
Além do dano à vegetação nativa, a equipe policial também identificou o funcionamento irregular de fornos de carvão e um depósito ilegal de toras de Pinheiro Araucária e Imbuia.
“Essas atividades foram realizadas sem a licença necessária, o que evidencia a falta de comprometimento com a preservação ambiental e o desrespeito às regulamentações.”
Resultados:
✅ 01 pessoa foi presa, responsabilizada por suas ações prejudiciais ao meio ambiente;
✅ Foram lavrados quatros autos de infração ambiental, totalizando R$ 118.587,00 em multas;
✅ Foram apreendidos 46 pacotes de carvão vegetal, totalizando 920 kg;
✅ Também foram encontrados 4,62 metros cúbicos de lenha de madeira nativa de Pinheiro e Imbuia;
✅ Além disso, 16 toras de Pinheiro do Paraná e Imbuia foram apreendidas, totalizando 4,68 metros cúbicos.
Proteção Ambiental: Uma Responsabilidade de Todos
“Essa ação da Polícia Militar Ambiental ressalta a importância de todos estarem engajados na proteção do meio ambiente. A preservação de nossas florestas, fauna e flora é uma responsabilidade coletiva. Vamos conscientizar sobre a importância de agir dentro da legalidade e respeitar nossas riquezas naturais.”
Informações Assessoria Polícia Ambiental