O número de ocorrências de incêndio ambiental no Paraná, nessa época do ano, vem causando preocupação por conta do grande número de registros que vem sendo feitos. Somente em 2024, foram mais de 8,6 mil ocorrências desse tipo em todo o estado, conforme dados divulgados pelo Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Em São Mateus do Sul, somente nesta segunda-feira (19), o Corpo de Bombeiros registrou três ocorrências, sendo uma na BR-476, na altura do quilômetro 252, e duas ocorrências na PR-151, nos quilômetros 485 e 469.
Em um comunicado à imprensa, o Corpo de Bombeiros detalhou uma das ocorrências, na localidade da Divisa, onde o fogo atingiu uma área de vegetação de aproximadamente 1,2 mil m², porém sem causar danos materiais e nem vítimas. No entanto, havia uma casa de madeira nas proximidades, o que por pouco não foi atingida. Com isso, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio antes de atingi-la. Nessa situação, o fogo foi controlado com o uso de abafadores e cerca de 200 litros de água.
Casos de incêndio ambiental mais que dobram no Paraná
Conforme o Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná, desde o começo do ano já foram registrados 8.635 incêndios ambientais. Isso é o equivalente a 37 incêndios diários, sendo que o mês de agosto (com 1.563 notificações) já é o segundo com mais ocorrências. Em breve, inclusive, deve superar junho, que concentrou 1.648 registros. Os dados foram apurados pelo Portal Bem Paraná.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, verifica-se ainda que os casos de incêndio mais do que dobraram no Paraná. Em 2023, haviam 3.923 casos até o dia 19 de agosto. Isso significa que neste ano as ocorrências tiveram alta de 120,1%, considerando-se os mesmos períodos. Já em todo o ano passado e no ano de 2022, um total de 6.483 e 4.659 ocorrências foram registradas, respectivamente.
Temporada do fogo: 3º trimestre concentra maioria dos incêndios
Tradicionalmente, o terceiro trimestre do ano costuma ser o que concentra mais ocorrências de incêndio em vegetação. Prova disso é que, a cada ano, cerca de 10 mil incêndios desse tipo são registrados no estado. E quase metade dos casos (cerca de 4,9 mil registros) se concentram entre os meses de julho, agosto e setembro.
Ajudar a combater essas ocorrências, contudo, é um dever de todos. E para isso, basta seguir algumas dicas de segurança simples. Uma delas é não jogar lixo em terrenos baldios ou qualquer outro lugar inapropriado. Outras são não descartar bitucas de cigarro para fora do carro e não fazer queimadas para limpeza de terrenos.
Caso se depare com um pequeno foco de incêndio (nada maior que uma pequena fogueira), você pode apagá-lo com uma mangueira de jardim ou até com um balde d’água. Mas se o incêndio já ganhou muita altura ou uma extensão avantajada, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o de número 193 para emergências em todo o território nacional. Na ligação, informe o local, tamanho e direção para onde o incêndio está indo. Também procure um lugar seguro, longe do fogo ou da fumaça, para permanecer.