20 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, dezembro 26, 2024
InícioPrincipais destaquesSão Mateus do Sul registrou 45 milímetros nas últimas horas; chuva causou...

São Mateus do Sul registrou 45 milímetros nas últimas horas; chuva causou alagamentos e enxurradas

Data:

Compartilhe essa notícia:

Casa na Vila Prohmann foi atingida por conta da enxurrada durante a madrugada desta quinta-feira (20). Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

A forte chuva que caiu durante a madrugada desta quinta-feira (20) em São Mateus do Sul, causou diversos pontos de alagamento e enxurradas em bairros da cidade.

Segundo informações apuradas pelo Portal RDX, entre a noite de quarta-feira (19) até o amanhecer desta quinta-feira (20), foram cerca de 45 milímetros de chuva em São Mateus do Sul. O nível do Rio Iguaçu subiu cerca de 1,70. Acompanhe.

Na Vila Prohmann, a casa de Danieli de Oliveira Kryszweski foi bastante atingida pela chuva. A água subiu rapidamente e molhou móveis, colchões e outros objetos da residência. Ela disse à reportagem da RDX que os materiais escolares das filhas também ficaram molhados por conta da chuva.

“A água invadiu minha casa e molhou tudo o que temos aqui. Na casa mora eu, meu marido e mais quatro filhas com a idade de 8, 5, 4 e 1 ano e meio. Quem puder nos ajudar com roupas e material escolar, pode entrar em contato pelo (42) 9 9934 5441 ou com minha vizinha pelo 99808 7613”, conta.

Residência na Vila Prohmann foi atingida pela enxurrada durante a madrugada. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.
Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Materiais escolares ficaram molhados por conta da chuva. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

Outro bairro afetado pela enxurrada durante a madrugada foi a Vila Verde. Moradores da Rua João Berezowski relataram à RDX, que por volta de 3h a chuva acabou causando transtorno aos moradores, com o acúmulo de água e lama. Outra situação foi por conta do manilhamento, mas profissionais já atuavam durante a manhã desta quinta-feira em busca de solução de escoamento da água.

Na Vila Verde, profissionais realizam trabalho de manilhamento na Rua João Berezowski. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Na Vila Amaral, também houve registro de enxurrada e alagamento no Bar do Tio Juca, localizado próximo ao Mariano Atacadista. A forte chuva causou transtorno aos moradores já durante a madrugada, e a água ainda continuava no início da manhã.

A campo

Equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil estão a campo para averiguar a situação. O secretário de Obras Alexssandro Linares garantiu que já havia solicitado para que uma equipe verificasse as enxurradas e alagamentos. O coordenador da Defesa Civil, Tiago Huk, também disse que as equipes já estavam nas ruas para apurar os casos e auxiliar as famílias que necessitassem.

A Defesa Civil está a disposição pelos telefones 3912 7109 e 3912 7119 e WhatsApp 9 8837 1655.

Previsão do tempo

Segundo o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen, as chuvas fortes e acompanhadas de raios também atingiram do centro para o norte e oeste do Estado.

Entre a madrugada e as primeiras horas da manhã ocorreu ventos fortes de forma mais abrange, mas agora, somente de forma pontual. O acumulado de chuvas na região Centro-Sul, Oeste e Sudoeste também causou problemas de enxurradas e alagamentos, em função do rápido aumento do nível de riachos e rios.

Para São Mateus do Sul, a previsão para hoje quinta-feira (20), é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva, mas com acumulado de chuva em cerca de 4.9 mm para as próximas horas. Amanhã sexta-feira (21), tem previsão de chuva com cerca de 11.4 mm.

Nível do Rio Iguaçu

Até às 10h desta quinta-feira (20), o nível do Rio Iguaçu estava em 2,261. Em comparação nas últimas 24 horas, o rio subiu cerca de 1,70, segundo dados divulgados pelo Monitoramento Hidrológico da Copel.

Monitoramento do dia 20 de outubro. Foto: Divulgação

Monitoramento do dia 19 de outubro. Foto: Divulgação
Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas