A equipe da ROTAM foi acionada via COPOM na madrugada de segunda-feira (21), sendo informada sobre um furto de objetos no pátio de manutenção da Prefeitura Municipal, onde haviam sido furtados botijão de gás, computador, ferramentas e utensílios de diversos típos de manutenção de obras.
Os policiais se deslocaram até o local, sendo recepcionados pelo vigia da Prefeitura. O profissional relatou que próximo do horário de 00h30 deixou o referido pátio para dar continuidade a sua ronda noturna, e que às 01h30 ao retornar para aquele ponto, notou que a porta de acesso ao escritório havia sido arrombada, e objetos furtados.
Com essas informações, os policiais realizaram diligências no bairro Usina Velha, sendo realizada abordagem a um homem já conhecido no meio policial pela prática de furto. Questionado sobre o ocorrido, cientificado de seus direitos constitucionais, inclusive o de permanecer em calado, porém de livre e espontânea vontade, sem ameaça ou coação, o envolvido optou por relatar que havia sido ele o autor do furto, apresentando a equipe o local onde havia deixado os objetos. Os produtos furtados estavam em meio a mata, enrolados em lençóis.
Foram recuperados os objetos, como computador, botijão de gás, ferramentas, entre outros. Ao questionar o homem sobre o cometimento de outros furtos, ele apresentou uma porta de vidro temperado, um rádio veicular dos quais teria furtado dias antes em uma construção junto a uma mecânica.
O homem foi algemado, sendo encaminhado ao pronto atendimento e posteriormente até a Delegacia para procedimentos da Polícia Judiciária.
O vigia compareceu a 3ª Subdivisão Policial, vindo a identificar os objetos. Ele ainda apresentou que alguns objetos possuíam plaqueta de patrimônio da prefeitura municipal de São Mateus do Sul.