18.4 C
São Mateus do Sul
terça-feira, abril 30, 2024
InícioDestaqueHino de São Mateus do Sul completa 90 anos nesta terça-feira (21)

Hino de São Mateus do Sul completa 90 anos nesta terça-feira (21)

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Confira o texto publicado pelo historiador Gerson Souza, sobre a criação e composição da “Marcha São Matheuense”, que viria a se tornar o Hino de São Mateus do Sul. Foto: Reprodução.

O Hino de São Mateus do Sul completa 90 anos de sua criação, sendo composta por Arnoldo Prohmann no dia 21 de março de 1933. (Ouça abaixo).

Em um texto publicado no Jornal Gazeta Informativa em 2017 com o título “A Revolução, o poeta, o delegado e o Hino“, o historiador Gerson Souza trouxe em detalhes sobre a composição da letra e a melodia, o processo de renovação político na época e a ajuda de um delegado para a concretização da “Marcha São Matheuense”.

A poesia foi originalmente publicada no livro do Cinquentenário da Navegação no Rio Iguaçu.

Leia na íntegra.

No dia 21 de março foi o aniversário da criação do Hino de São Mateus do Sul, por isso, convido você, amigo leitor, a visitar essa bela obra de arte. Embarque comigo nesta história!

São Mateus do Sul (que na época ainda se chamava “São Matheus”), viveu um processo de renovação no seu comando político na década de 1930. Quando Getúlio Vargas iniciou sua marcha rumo à Capital Federal, que culminaria com a deposição do presidente Washington Luís, em 24 de outubro, São Mateus não perdeu tempo: na madrugada do dia 05 de outubro de 1930 os membros da “Aliança Liberal, na sua maioria importantes fazendeiros locais”, prenderam o prefeito Tertuliano de Almeida Faria e botaram para correr a polícia.

Após um período de instabilidade de dois anos (nos quais a cidade teve quatro prefeitos diferentes!), São Mateus voltaria a ter paz com três administrações consecutivas das famílias Wolff e Amaral (Bernardo, Durval e Olívio, de 1932 a 1938). É no início deste período que o fazendeiro e poeta Arnoldo Prohmann escreve a “Marcha São Matheuense”, poesia com forte influência do movimento parnasiano, exaltando o bom e o belo e dando virtudes sagradas à natureza.

Este “renascimento” da cidade pós-revolução fica evidente na poesia de Arnoldo, citando o “vigor da mocidade” de São Mateus, e dizendo que ela já havia lutado “vitoriosa, com amor pela grandeza do Brasil”, numa provável alusão aos eventos de outubro de 1930. A poesia foi originalmente publicada no livro do Cinquentenário da Navegação no Rio Iguaçu (recorte que ilustra essa coluna).

Mas a “Marcha São Matheuense” talvez nunca tivesse se tornado famosa, se não fosse o delegado local. José Schenn era natural de Palmeira e tinha 38 anos quando Prohmann compôs a poesia. Quando casou, sua certidão apresentava sua profissão como “artista”. Mas certamente a vida nos palcos não lhe garantiu o sustento e precisou trabalhar no serviço público. Com a Revolução, tendo bons relacionamentos com os novos mandatários, teve a oportunidade de ser delegado na “Rainha Bela do Iguaçu”. E era um delegado obstinado. Certa vez houve um assassinato durante um casamento na Água Branca, no qual ninguém conseguia identificar o culpado. José Schenn fez diligências, colheu depoimentos e não desistiu, até descobrir que o irmão do noivo era o assassino.

Com a mesma persistência, Schenn pegou a poesia de Arnoldo Prohmann e resolveu transformá-la em música. Ao colocar a melodia na mesma, a “Marcha São Matheuense” acabava se tornando o Hino de São Mateus do Sul, eternizando o nome de Prohmann e Schenn na história da cidade.

Texto escrito pelo historiador Gerson Souza e originalmente publicado no Jornal Gazeta Informativa.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas