18.6 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaqueProblemas na estação do INMET afeta medição de temperatura em São Mateus...

Problemas na estação do INMET afeta medição de temperatura em São Mateus do Sul

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Ouvintes estranharam a não divulgação das temperaturas abaixo de zero, registradas em São Mateus do Sul nos últimos dias. Fotos: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Com as baixas temperaturas registradas em todo o estado, um fato vem chamando a atenção em São Mateus do Sul.

É que mesmo tendo formação de geadas, temperaturas negativas e a intensidade de frio, o município não teve os dados das temperaturas divulgados nos últimos dias.

A explicação, é que os instrumentos da estação meteorológica que afere as mudanças climáticas e atmosféricas de São Mateus do Sul está apresentando problemas.

A equipe de reportagem da RDX FM entrou em contato com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Brasília, e em Porto Alegre (RS), que são responsáveis pela manutenção do equipamento, questionando os motivos de não estarem aferindo a medição.

Segundo informações, devido a pandemia da covid-19, a manutenção, que ocorria anualmente, teve de ser paralisada, e com isso, o equipamento parou de funcionar. Além disso, a equipe de técnicos responsáveis pelas estações, fazem parte do grupo de risco, o que também afetou o funcionamento.

A equipe da RDX FM foi até a estação meteorológica, localizada dentro do pátio da Escola Familiar Rural, na localidade da Colônia Taquaral, e constatou que há um matagal em volta dos equipamentos e alguns apresentando danos.

O INMET informou que a previsão é de que a partir de setembro deste ano, o atendimento a campo volte a funcionar de forma gradativa. A estação de São Mateus do Sul está incluída nessa lista, porém ainda não há uma data definida.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas