14.2 C
SĂŁo Mateus do Sul
sĂĄbado, abril 20, 2024
InĂ­cioBombeirosEstado alerta para necessidade de cuidados para evitar incĂȘndios florestais

Estado alerta para necessidade de cuidados para evitar incĂȘndios florestais

Date:

Compartilhe essa notĂ­cia:

spot_imgspot_img
De acordo com o Corpo de Bombeiros do ParanĂĄ, 9 em cada 10 incĂȘndios sĂŁo provocados por irresponsabilidade humana. Essas ocorrĂȘncias sĂŁo mais comuns neste perĂ­odo de vegetação mais seca, baixa umidade do ar e estiagem, principalmente nos dias apĂłs geada.

ÓrgĂŁos e entidades do Estado e do setor privado lançaram nesta terça-feira (19) uma campanha de prevenção e combate aos incĂȘndios florestais. Ela tem a intenção de alertar a população sobre o perigo e as consequĂȘncias que um incidente como esse traz para a natureza e tambĂ©m para as comunidades envolvidas, bem como mostrar quais açÔes podem causar incĂȘndios e o que fazer ao avistar um foco.

Publicidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros do ParanĂĄ, 9 em cada 10 incĂȘndios sĂŁo provocados por irresponsabilidade humana. Essas ocorrĂȘncias sĂŁo mais comuns neste perĂ­odo de vegetação mais seca, baixa umidade do ar e estiagem, e principalmente nos dias apĂłs geada.

Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das ĂĄrvores e fumar prĂłximo a plantaçÔes sĂŁo algumas das açÔes que podem dar inĂ­cio aos incĂȘndios e trazer consequĂȘncias graves.

Quem provoca um incĂȘndio florestal, mesmo sem intenção, estĂĄ cometendo um crime e pode ser penalizado com reclusĂŁo de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhĂ”es, dependendo do nĂșmero de hectares afetados pelo fogo e dos danos causados Ă  fauna e Ă  flora.

Outra prĂĄtica bastante preocupante, especialmente nesta Ă©poca do ano, Ă© a soltura de balĂ”es e a queima de lixo. Ambas sĂŁo proibidas e configuram crimes, jĂĄ que podem causar incĂȘndios. Nesses casos, a pena pode chegar a quatro anos de prisĂŁo, alĂ©m de multa. Nas Unidades de Conservação do Estado sĂŁo proibidas as prĂĄticas de fogueiras pelos frequentadores.

A campanha Ă© da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Instituto de Desenvolvimento Rural do ParanĂĄ (IDR-ParanĂĄ), Associação Brasileira da IndĂșstria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), Defesa Civil, Embrapa Florestas, Federação da Agricultura do Estado do ParanĂĄ (FAEP), Fundação de Pesquisas Florestais do ParanĂĄ (Fupef), Instituto Água e Terra (IAT), Rede Nacional de Brigadas VoluntĂĄrias (RNBV), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do ParanĂĄ (Simepar) e Universidade Federal do ParanĂĄ (UFPR). Saiba mais aqui: www.paranacontraincendioflorestal.com.

O QUE FAZER – Ao avistar um foco de incĂȘndio a orientação Ă© de nunca tentar combater o fogo sozinho. Realizar este processo sem o treinamento adequado pode colocar a pessoa em perigo. A orientação Ă© procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar o Corpo de Bombeiros atravĂ©s do nĂșmero 193.

VIA AEN-PR

Redes sociais

47,000FĂŁsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas